Neste projeto, frases do poeta Fernando Pessoa decoram o ambiente da cozinha - Divulgação
Neste projeto, frases do poeta Fernando Pessoa decoram o ambiente da cozinhaDivulgação
Por Marina Cardoso

Já se foi o tempo em que apenas quadros e espelhos eram usados para decorar as paredes de casa. Uma tendência que ganha força é investir em frases de músicas, filmes, escritores ou apenas palavras soltas. O legal é deixar a imaginação rolar e apostar na frase que mais combina com a personalidade do morador.

As frases podem aparecer na decoração de várias formas. Há exemplos de quadros com palavras, esculturas que formam mensagens ou mesmo frases escritas diretamente na parede com adesivo. É possível ainda usar lâmpadas de forma estratégica para destacar os dizeres e dar um toque a mais na decoração.

“Há diversos tipos, depende muito do estilo do projeto, do tamanho do ambiente e da proposta da decoração. Não há regra. O ideal estabelecer um vínculo com a identidade dos moradores”, explica a arquiteta Carina Korman.

Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, uma das formas de conseguir o efeito é usar frases que reflitam o modo de ser e de pensar do morador. “A melhor dica é que a mensagem faça sentido para a pessoa. Se gosta de ler, pegue um trecho de um livro que toque o coração”, exemplifica.

As frases podem aparecer em qualquer cômodo da casa. “Hoje, as cozinhas estão sendo muito decoradas com mensagens, o que aumenta ainda mais o clima acolhedor do ambiente”, afirma Cristiane.

Outra objeto que pode servir para empregar frases na decoração é a lousa. A ideia é que uma parede tenha um quadro do material, o mesmo usado em salas de aula. Nele, o morador pode escrever mensagens ou mesmo deixar recados para a família.

Peças em formato de palavras estão na moda

Além da parede, a arquiteta Cristiane Schiavoni explica que há ainda a possibilidade de usar frases em prateleiras. “Costumo fazer isso no meus projetos, utilizando também outros móveis como suporte. É fácil encontrar peças no mercado com palavras como ‘love’ e ‘home’”, explica.

Outra dica para decorar a casa com frases ou palavras é investir na ornamentação com objetos que tenham o nome ou sobrenome dos moradores. Há ainda as palavras específicas para cada cômodo. Na cozinha, dizeres que remetam à culinária caem bem. Assim como a saudação ‘bem-vindo’ é perfeita para o hall de entrada.

Segundo as arquitetas, as frases pedem um ambiente mais moderno. Se o morador tem estilo tradicional, o mais indicado é apostar nas mensagens em forma de objeto.

Você pode gostar
Comentários