Niterói foi a cidade ‘não-capital’ mais procurada em 2018

‘Cidade sorriso’ se destacou pela segunda vez na liderança

Por Marina Cardoso

O levantamento levou em conta buscas por empreendimentos à venda e em locação residencial
O levantamento levou em conta buscas por empreendimentos à venda e em locação residencial -

Rio - A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi considerada a ‘não-capital’ mais desejada para morar por quem buscou imóveis no Brasil no ano passado. O resultado foi identificado pelo ZAP Imóveis, empresa do Grupo ZAP, que definiu o ranking dos dez municípios, retirando as capitais, mais procuradas do país. Esse é o segundo ano em que a cidade fica na liderança. 

Para o levantamento que destacou ‘Nikity’ como a cidade mais procurada do país, o Grupo Zap analisou levou em conta as buscas para imóveis à venda e também para locação residencial.

De acordo com Cláudio Hermolin, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ) e diretor executivo da Brasil Brokers, a liderança de Niterói é resultado de uma cidade que tem recebido investimentos.

“A cidade é atrativa, pois apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH) do país. Nos últimos anos, o investimento na infraestrutura, saúde e educação tem contribuído para essa procura”, afirma.

Outro fator apontado pelos especialistas é a mudança de algumas grandes empresas das capitais para as cidades do entorno das regiões metropolitanas. Segundo Sergio Castelani, economista do Grupo ZAP, isso ocorreu por conta de incentivos fiscais. “Isso gera empregos e renda nessas cidades, o que atrai pessoas e movimenta o mercado imobiliário”, explica.

Segundo os especialistas, a ‘Cidade Sorriso’ ainda apresenta o fato de ser um município próximo ao Centro do Rio. “Existe a facilidade da logística até o Centro do Rio, com as barcas e ônibus. Além disso, depois da inauguração do túnel da Região Oceânica até a estação Charitas, ficou mais fácil para os moradores”, finaliza.

 

Comentários