Dicas simples para ajudar a montar quarto dividido por irmãos

É interessante pensar em prateleiras para deixar quarto com a personalidade de cada um

Por Marina Cardoso

Dicas para montar um quarto compartilhado por irmãos
Dicas para montar um quarto compartilhado por irmãos -

Rio - Planejar um quarto para irmãos, criando um espaço individual para cada um deles, não é uma tarefa muito fácil. Porém, especialistas dizem que é possível elaborar um quarto lúdico e um cantinho com a cara das duas crianças. Para isso, eles preparam dicas que podem ajudar os pais nessa hora. 

Para preservar a individualidade, a arquiteta Cristiane Schiavoni explica que é possível pensar em prateleiras para deixar quarto com a personalidade de cada um. “É importante pensar em armários próprios e prateleiras para guardar objetos pessoais e roupas de cada criança”, explica.

Outra dica para ambientes compartilhados entre irmãos é evitar uma decoração baseada na idade das crianças e não usar tipologias, como papel de parede de bichinhos ou cores muito sérias e fortes.

“É interessante criar um espaço bem colorido, sem ditar cores para meninos e meninas, tornando a decoração plural e flexível”, explica a arquiteta Cristiane.

A arquiteta Ana Paula Briza explica que o cuidado deve ser ainda maior se os irmãos tiverem idades diferentes. “Criança pequena tem que ter espaço para brincar no chão e espalhar sua bagunça, já a mais velha deve ter seu espaço para lição de casa, por exemplo”.

Se o quarto tiver um tamanho limitado, os ‘espaços individualizados’ podem mesclar, por exemplo, embaixo da escrivaninha de estudos podem ter caixas ou baús de brinquedos, que podem até ser utilizados como assento para escrivaninha.

Móveis como separação

Para fazer a divisão entre os espaços de cada criança, a arquiteta Fernanda Takadachi afirma que pode se pensar em móveis para realizar essa separação. “Uma escrivaninha pode ser uma divisão de áreas, uma estante, ou até mesmo uma cortina. O que vai depender é o tamanho do espaço das crianças e do projeto que os pais pretendem planejar”, explica. 

Outra ideia é pensar em iluminação de cabeceira individual, pois é uma boa saída para não incomodar o outro irmão quando um quiser acender a luz para fazer alguma atividade.

Como as especialistas indicam cores neutras nas paredes, elas sugerem que tons fortes apareçam em colchas, almofadas, quadros e objetos. “Assim o quarto pode ‘crescer’ junto com as crianças sem entrar em reforma novamente”, explica Ana Paula.

 

Galeria de Fotos

Dicas para montar um quarto compartilhado por irmãos Divulgação
Quartos divididos por irmãos com idades diferentes devem ter cuidados maiores Divulgação
Dicas para montar um quarto compartilhado por irmãos Divulgação
Especialistas indicam investir em cores ou papéis de parede neutros em ambientes compartilhados Divulgação

Comentários