Dicas rápidas e fáceis para higienizar box do banheiro

Primeira orientação é esfregar os vidros e ferragens do box de banho somente com o lado macio da esponja

Por Marina Cardoso

Segundo especialistas, se deve evitar esfregar o box com lado áspero da esponja. Ideal é a parte macia
Segundo especialistas, se deve evitar esfregar o box com lado áspero da esponja. Ideal é a parte macia -

Rio - O box do banheiro é um local que costuma acumular muita sujeira, pois fica exposto a gorduras, suor do corpo e resquícios de produtos de beleza. Por isso, para manter o espaço em bom estado, é necessário criar uma rotina de limpeza. E para ajudar na hora da faxina, especialistas dão dicas para auxiliar na manutenção da peça. 

A primeira orientação é esfregar os vidros e ferragens do box de banho somente com o lado macio da esponja. “Um dos erros mais comuns ao fazer a limpeza do box é querer esfregar aquela sujeira mais difícil de sair com o lado áspero da esponja. Ele pode até tirar a sujeira, mas deixa riscos visíveis nos vidros e roldanas, o que irá estragar a peça e a decoração do ambiente”, explica o designer de interiores Érico Miguel.

O profissional indica ter como auxílio panos para este tipo de limpeza. “O ideal é passar a esponja apenas com sabão neutro e água e, depois, se for necessário, esfregar o local com um pano macio”, complementa.

A personal organizer Iborema de Almeida ressalta a importância de limpar o local com ele seco. "É importante que o box e a esponja estejam secas, caso contrário vai espalhar a gordura ao invés de remover”, afirma.

Além do sabão neutro, o vinagre costuma ser um produto eficiente para tirar manchas mais difíceis. É recomendável misturar vinagre, álcool e água para fazer a limpeza. Mas, nas roldanas, deve-se manter apenas a limpeza com água e sabão, pois outro produto pode estragar a ferragem.

Água quente é aliada

Para remover aquelas manchas causadas pela gordura e que ficam impregnadas no vidro do box, a água quente pode ser uma grande aliada. 

O designer de interiores Miguel explica que o primeiro passo é jogar a água em todo o local engordurado para que a sujeira comece a derreter. “Depois é só esfregar o local com sabão neutro e finalizar com uma segunda rajada de água quente”, explica.

Ainda segundo ele, o importante é sempre secar os vidros e as roldanas após a lavagem para que não fiquem manchas nas peças.

É natural que o box costume ficar embaçado após os moradores tomarem banho. Porém, se o ambiente for fechado, o local pode ganhar um odor ruim. “Para isso, indico produtos antiembaçantes, que costumam ser bastante eficientes”, aconselha.

 

Comentários