Como escolher o sofá ideal para compor a decoração da sala

Na hora da compra, é preciso pensar em área útil, conforto e finalidade do móvel

Por Marina Cardoso

Como escolher o sofá ideal para o lar
Como escolher o sofá ideal para o lar -

Rio - Escolher o sofá ideal para a casa nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário analisar muito mais que a estética. Questões como área útil, conforto e a finalidade para o uso da peça são alguns dos detalhes que devem ser levados em conta na hora de decidir qual comprar. Para ajudar nessa tarefa, especialistas prepararam uma lista para não errar na escolha do sofá ideal para o ambiente.

A primeira dica e a mais importante de acordo com o especialistas é a medida certa. Por isso, o morador deve prestar bem atenção para saber qual o tamanho ideal do sofá, e assim evitará uma dor de cabeça. O móvel não pode ficar apertado no ambiente, pois pode comprometer a decoração e a circulação do espaço.

“Recomendo manter uma distância mínima de 70 cm nas laterais, seja para servir como passagem ou para receber uma mesa lateral”, indica a arquiteta Bianca Atalla.

Se a decoração ainda contar com uma mesa de centro, especialistas indicam considerar um espaçamento mínimo de 50 cm até o início do móvel, de forma a não atravancar o cômodo. Para isso, é importante levar em conta o comprimento e a largura do sofá para que o móvel não seja maior que as dimensões da sala.

Testar antes de comprar

Outro ponto importante é a necessidade de testar o sofá antes de fazer a compra. De acordo com as arquitetas, o morador deve ir à loja, sem pressa, para analisar as condições da peça, por exemplo, se o estofamento é firme ou macio demais, bem como a profundidade do assento.

Além disso, é importante também considerar se o tipo de tecido agrada com relação à decoração, como também ao toque e aos procedimentos de limpeza.

 

Modelo que mais combina com o cômodo

Existem diversos tipos de modelos disponíveis. “Para quem tem sala de estar e quer investir, sugiro escolher um sofá com mais design e, na sala de TV, o modelo deve ser escolhido principalmente pelo conforto”, afirma a arquiteta Fernanda Mendonça.

Com dois ou três lugares, o sofá tradicional é ideal para apartamentos pequenos. Já o de canto geralmente é em formato ‘L’ ou modulado. O modelo com chaise é perfeito para a sala de TV, pois conta com uma extensão de um dos assentos, que serve para manter as pernas esticadas. “Apesar de muito confortável, o móvel pede certo espaço para ser locado. Se a circulação for estreita, o ideal é decidir por um modelo retrátil, que pode ser recolhido quando a extensão não estiver sendo usada”, completa a arquiteta Elisa Ju.

 

Galeria de Fotos

Como escolher o sofá ideal para o lar Divulgação
Salas com mesa de centro e sofá devem seguir uma padronagem para evitar desconforto aos moradores caminharem. É ideal espaçamento mínimo de 50 cm Divulgação
Como escolher o sofá ideal para o lar Divulgação

Comentários