Decorar a sala de jantar requer atenção na escolha de móveis

Especialistas dão dicas para evitar que moradores esbarrem uns nos outros e falte circulação no cômodo

Por Marina Cardoso

Especialistas orientam que se deixe um espaço para os moradores circularem sem precisar esbarrar
Especialistas orientam que se deixe um espaço para os moradores circularem sem precisar esbarrar -

Rio - Seja morando em apartamento ou casa, algumas pessoas têm prazer em receber amigos e familiares para compartilhar boas refeições e colocar o papo em dia. E existe um ambiente ideal para estes momentos: a sala de jantar. Sofisticada ou simples, ela faz parte da área social da residência e tem a função de reforçar os laços entre as pessoas que ali estão.

“Gosto de projetar esses espaços para cumprir sua função principal e ainda aliar com uma decoração que completa e contempla o momento”, explica o arquiteto Renato Andrade.

Circulação 

Os profissionais são unânimes em avaliar que o primeiro ponto a se pensar é a circulação no ambiente, já que sua falta pode causar incômodo para as pessoas que estão no espaço.

“Entre as cadeiras e a passagem deve haver, no mínimo, 90 cm. Com essa orientação, é possível escolher o modelo da mesa que se harmoniza com a necessidade da casa e do ambiente” explica a designer de interiores Daiane Antinolfi.

Mesas

A estrela do cômodo é a mesa e, por isso, é fundamental escolher o modelo certo. Entre os inúmeros formatos, a arquiteta Erika Mello explica que o redondo é o mais apropriado para as famílias que gostam de receber visitas. “Além de ser ótima para a circulação, o modelo facilita para a comunicação”, reforça.

A mesa e as cadeiras não precisam seguir um padrão de cor ou material, porém vai depender sempre do gosto e personalidade do morador. É possível misturar estilos, contanto que a composição revele harmonia entre os tons e materiais. “Indico que se as cadeiras são escuras, busco por uma mesa com um material mais leve e claro”, comenta a designer de interiores Daiane.

Se o ambiente for pequeno, é interessante ter cuidado com a altura do encosto da cadeira. Por isso, é recomendado não ultrapassar 10 cm da altura da mesa.

Para buffet ou aparador no ambiente, o tamanho do espaço é que vai definir a decisão. Além do apoio para servir e receber o pratos, os móveis são funcionais, pois organizam e guardam as louças e talheres próximo da mesa.

 

Comentários