Ideias para montar um cantinho para guardar os livros em casa

Armazenamento envolve categorização por autores ou gêneros

Por Marina Cardoso

Na sala, especialistas indicam guardar livros que os moradores não leem frequentemente
Na sala, especialistas indicam guardar livros que os moradores não leem frequentemente -

Rio - Quem é apaixonado por livros gosta de ter uma porção deles em casa. Mas, para guardar o acervo, é interessante ter um cantinho especial para não amassar os livros e nem danificar os objetos. Pensando nisso, especialistas reuniram dicas para ajudar os leitores vorazes a decorar um espacinho do lar com os livros. 

Primeiro é preciso avaliar o ambiente onde serão organizados, por exemplo, sala, quarto ou escritório, isso se a casa possuir esse último cômodo. “Morador deve pensar na funcionalidade do ambiente e sobre a frequência do uso dos livros”, afirma a arquiteta Cris Paola.

Para sala, é interessante investir em uma estante, já que os livros serão usados como itens decorativos para compor o espaço. “Opte por aqueles livros que você já leu e não irá ler tão cedo”, explica Cris.

Quem também tem um escritório em casa e quer guardar livros por lá, a dica é investir nos títulos que podem ajudar no estudo e trabalho. Isso porque há facilidade de consulta enquanto o morador estiver trabalhando. Assim, ele não precisará ir a outro cômodo para buscá-los.

Já no quarto, o morador pode deixar os livros que está lendo no momento, decorados em um nicho, por exemplo. Para guardar os livros, a dica é criar um critério de arrumação, pois assim é mais fácil achar um livro quando precisar.

“Os livros podem ser categorizados por títulos, autores, gêneros ou até mesmo uma categorização estética, em que podem ser organizados por altura (do maior para o menor, por exemplo) levando também em consideração as cores, caso sejam expostos, para criar uma harmonia no ambiente”, afirma a arquiteta Lucianne Korn.

Para armazenar livros

As especialistas indicam pensar em marcenaria para montar espaços para guardar os livros. “Criar estante com formatos diferentes, fugir do tradicional de somente com linhas retas, usar pallets para fazer uma estante ou ainda tubos e conexões”, explica a arquiteta Cris. 

Há, ainda, opção de utilizar os livros como objetos decorativos, ou seja, fazer o suporte de uma mesa lateral ou de centro só de livros e clocar um tampo para decorar o móvel. Além disso, no mercado, há opções diferentes para guardá-los, como minis prateleiras suspensas, em que se pode empilhar um livro sobre o outro, prateleiras iluminadas, em formato de cruz e outras opções criativas. Porém, também há no mercado os modelos tradicionais de prateleiras e nichos.

Comentários