Construir ou reformar? Veja o que vale a pena na hora de fazer obras em casa

Especialistas explicam as condições e necessidades para obras e reparos no lar

Por Marina Cardoso

reforma marina MEIA HORA
reforma marina MEIA HORA -
Rio - Optar por fazer uma reforma ou construir um novo imóvel não deve ser uma questão a ser pensada de forma rápida. Os moradores devem avaliar se é uma edificação velha, necessitando de uma obra extrema, ou se só alguns reparos deixam o espaço em boas condições de se habitar. Para isso, o DIA ouviu especialistas para saber qual a melhor decisão tomar.
A primeira dica é se a obra vai envolver estruturas importantes da residência, o ideal é contar com ajuda de bons profissionais e ter um projeto estruturado. Fazer um planejamento criterioso das etapas da obra, organizando uma planilha, ajuda a não gastar mais do que o necessário.
Para quem não deseja construir uma nova casa, a recomendação é que avalie se vale a pena manter a edificação e se estruturalmente está regular. “Na reforma, a empreitada consiste em remodelar ou simplesmente restaurar”, explica a arquiteta arquiteta Mayara Clá. 
Um ponto importante que a arquiteta Elaine Faustino levanta é que a reforma custa bem menos do que uma construção. “Em média, costuma custar 60% do valor de uma obra nova, já que construir do zero deve-se ainda considerar o valor do terreno somado ao custo da construção (CUB)”, explica a arquiteta.
Agora, se mesmo assim o morador tiver o desejo e perceber a necessidade de se construir um novo lar, o primeiro passo é pensar em um projeto que atenda tanto às características funcionais e realize os sonhos dos futuros moradores.
Programa calcula custo
Para ajudar no cálculo do custo de uma obra, a CUG, uma startup formada por arquitetos, residente da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, desenvolveu a ferramenta Pró-Reforma.
A tecnologia especifica e quantifica produtos e serviços necessários para a reforma, considerando os desejos do usuário e as condições atuais do imóvel. Além disso, permite que sejam aplicados filtros que condicionem inconvenientes da obra tais como barulho, cheiro, poeira e tempo de execução.
Ao selecionar um novo revestimento de piso, por exemplo, o sistema irá incluir automaticamente o serviço de retirada do revestimento existente, do contra-piso, de entulho e implementação do novo piso, incluindo todos os produtos necessários.
Para acessar a ferramenta PróReforma, basta acessar o endereço https://www.pro-reforma.com/.
 

Galeria de Fotos

Quarto antes e depois de reforma: espaço mais iluminado e móveis redecorados Divulgação
reforma marina MEIA HORA ARTE MEIA HORA

Comentários