Reforma de imóvel alugado - Reprodução internet
Reforma de imóvel alugadoReprodução internet
Por Marina Cardoso
Rio - Reformar a casa não é uma tarefa simples. Além do planejamento antes de começar a obra, o morador precisa ter muita paciência na hora de colocar em prática todas as mudanças. Há decisões importantes que devem ser levadas em conta, como o que pode ou não ser reformado, dependendo de o imóvel ser próprio ou alugado. 
Quando o imóvel é próprio, os especialistas dizem que é importante pensar em uma reforma mais criteriosa, para verificar as condições hidráulicas. “Vale checar se os canos ainda são de ferro galvanizado, se há infiltrações e vazamentos”, diz a arquiteta Elaine Faustino.
Publicidade
Se forem de ferro, é necessário trocá-los por tubos de PVC a fim de evitar a corrosão e a liberação de óxido de ferro na água, que é prejudicial a saúde.
Além disso, deve-se avaliar as condições da rede elétrica, que é feita com materiais que possuem um tempo de vida útil. “É fundamental considerar que quanto mais eletrônicos e eletrodomésticos em casa, maior é a demanda de energia elétrica. O quadro elétrico deve atender a essas novas demandas”, explica a arquiteta.
Publicidade
Vale ainda verificar as condições das paredes, teto e dos revestimentos, para ver se estão soltando. Se for uma casa, avaliar as condições do telhado e de todos os itens amadeirados. É importante verificar também se há infestação de cupins.
Em se tratando de imóveis alugados, os moradores não devem esquecer de verificar todos esses itens, porém o que muda nesse caso é que ele deve registrar tudo para avisar aos proprietários, caso o imóvel já tenha sido alugado. “Neste caso, o custo da obra deve correr por conta do proprietário, já que estará valorizando o imóvel”, completa a arquiteta.
Publicidade
Sem mexer na estrutura
Para quem pretende dar uma outra cara para o lar doce lar, mas se vê limitado por não ser proprietário do imóvel, a arquiteta Gigi Gorenstein lembra que a reforma pode ser simples e ainda assim repaginar o ambiente.
Publicidade
“Pode ser feita uma reforma por meio de um trabalho de decoração, com alguns móveis, objetos pintura ou papel de parede. Esses itens podem dar uma renovada no espaço, sem mexer na sua estrutura”, afirma.
Outra dica para quem vai apostar em uma reforma em casa alugada é em relação ao revestimento. Caso o piso existente esteja com aspecto visualmente ruim, uma ideia é a instalação de soluções que podem ficar por cima do piso existente, como os pisos vinílicos e laminados. Com criatividade, a casa fica de cara nova.
Publicidade