Uma das dicas é investir em quartos neutros para quem quer total relaxamento dentro do ambiente - Divulgação
Uma das dicas é investir em quartos neutros para quem quer total relaxamento dentro do ambienteDivulgação
Por Marina Cardoso
Rio - Combinar o revestimento de parede, a cabeceira e o criado-mudo é ideal para deixar o ambiente mais aconchegante da casa harmonioso. Com tantas possibilidades de materiais, a tarefa de equilibrar esse itens pode não ser tão fácil. Porém, nada do que umas dicas de especialistas não ajudem os moradores a montar o espaço neste momento. 
As especialistas sugerem que o revestimento da parede seja o ponto de partida para a decoração. “O criado-mudo e a cabeceira acabam sendo uma consequência”, diz a arquiteta Cristiane Schiavoni. 
Publicidade
Uma dica é escolher uma das cores do revestimento da parede ou cabeceira e trabalhar isso no criado-mudo para criar uma harmonia ou até mesmo fazer o contrário, como uma opção de contraste, mas desde que não crie uma atmosfera pesada de decoração no cômodo.
Pensando em cores e estilos, mas, de uma forma geral, há tendências para os quartos: cores neutras, por exemplo, são bem utilizadas para os ambientes, já que dão uma sensação relaxante. 
Publicidade
A arquiteta Ana Yoshida indica apostar na madeira para compor o trio perfeito. “É um material que vai muito bem para compor a cabeceira e o criado-mudo. Além disso, ele combina muito com tonalidades como branco e cinza”, explica.
Além disso, é possível trabalhar composições com preto, cinza e branco ou bege e branco, por exemplo. Outra cor muito fácil de combinar e que possui várias variações de tonalidade é o azul, que traz relaxamento para o ambiente.
Publicidade
Estilos 
Outra proposta de harmonização do quarto é investir em uma parede em evidência. Porém, lembre-se de deixar os móveis em tons mais claros, para não deixar o ambiente pesado. “Para destacá-la, vale apostar em uma pintura diferente, em um papel de parede ousado ou até mesmo em um quadro bacana”, indica Ana.
Publicidade
Além disso, tem o estilo rústico, que é sucesso na decoração e compõe muito bem no quarto, já que oferece um visual intimista e charmoso. “Os tijolos aparentes são um ótimo recurso para quem deseja criar um refúgio dentro de casa”, explica a especialista.
Mas a arquiteta Cristiane dá uma dica para os moradores. “Tento sempre evitar fazer o criado-mudo e cabeceira como um grande ‘conjuntinho’ porque acaba parecendo o showroom da loja de planejados”, afirma.
Publicidade