Saiba a diferença entre as categorias de tintas para fazer a melhor escolha para o lar

Para escolher o tipo ideal, é necessário saber que elas são divididas em Standard, Econômica, Premium e Super Premium

Por Marina Cardoso

A tinta Econômica é indicada apenas para áreas internas e tem menor resistência à limpeza
A tinta Econômica é indicada apenas para áreas internas e tem menor resistência à limpeza -
Rio - Seja o ponto de partida ou a última escolha, a cor da parede é fundamental para compor o estilo de decoração da casa. E, para fazer uma boa pintura, não basta escolher qualquer tipo de tinta e aplicar. É necessário utilizar o produto mais adequado e garantir um serviço de qualidade. Para isso, é bom conhecer a diferença entre as categorias de tintas. 
De acordo com Anne Costa, coordenadora técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), a escolha da tinta deve ter pelo menos dois critérios. “O primeiro é a superfície onde será aplicada. Se será alvenaria, metal ou madeira. Já o segundo é o local onde será aplicada, se interior ou exterior do imóvel e o tipo de cômodo”, afirma. 
Após a definição do local, é interessante verificar na plataforma www.tintadequalidade.com.br se a marca que procura para pintar a casa pertence a uma empresa qualificada pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) - Tintas Imobiliárias.
No site, o morador consegue encontrar uma lista das marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que não cumprem.
Para escolher qual tipo de tinta ideal, a especialista explica que elas são divididas em quatro categorias: Standard, Econômica, Premium e Super Premium. A primeira pode ser usada nas áreas internas e externas, além de ser de moderada resistência à limpeza e grande variedade de cores.
Características das tintas
A tinta Econômica é indicada apenas para área interna, além de ter menor resistência à limpeza e menor variedade de cores. Não pode, portanto, ser usada em fachadas de imóveis e é menos recomendada para
ambientes que exijam frequente limpeza de paredes (quarto de crianças, por exemplo).
No caso da tinta Premium, é recomendável tanto para área interna quanto externa. É mais resistente à limpeza que uma tinta Standard e tem resistência à ação do sol e da chuva. Pode ser aplicada em muros e fachadas - mesmo de locais com muita ação do sol e da chuva - e em qualquer ambiente interno.
A Super Premium também é uma tinta para área interna e externa. É a categoria mais resistente à ação do sol e da chuva e, no mínimo, cinco vezes mais resistente à limpeza que uma tinta Standard.
 

Comentários