Lares pequenos podem ter móveis multifuncionais para otimizar os cômodos

Especialistas dão dicas para apartamentos pequenos

Por Marina Cardoso

Dicas para decorar apartamento pequeno
Dicas para decorar apartamento pequeno -
Rio - Decorar a casa não é uma tarefa fácil, ainda mais quando os ambientes são pequenos. Os moradores precisam pensar em várias formas para fazer caber os pertences e também deixar um espaço bom para a circulação da família. Para isso, especialistas ouvidos pelo DIA orientam sobre o que os moradores podem fazer para aproveitar os ambientes.
Em espaços pequenos, os moradores devem pensar em otimizar tudo o que puder dentro da residência. Para isso, o arquiteto Leandro Neves explica que é interessante criar ambientes integrados, visando à praticidade  e o conforto do morador e seus visitantes. “A cozinha, por exemplo, pode ser adaptada para o estilo americano, com vista para a sala, gerando uma ampliação ao local. Outra integração que pode ter é a área da lavanderia com a cozinha”, explica.
No caso dos móveis, eles devem ser funcionais ou multifuncionais, pensando em todos os cantos que podem ser aproveitados para otimizar melhor o espaço. “É interessante pensar em armários planejados, pois são mais funcionais, já que o morador vai pensar exatamente na necessidade e planejá-lo de acordo com que
precisa”, afirma a arquiteta Natasha Haddad.
Um exemplo para colocar em prática em móveis para a sala, por exemplo, é bancos que sirvam como baú. “A criação de um banco com gavetas pode ser um local para guardar utensílios e objetos. O mesmo serve para o rack, que pode ser apoio para sentar e guardar objetos”, explica o arquiteto Neves.
Além disso, o morador pode investir em cadeira que também pode ser um criado-mudo, em pufe que pode ser mesa de apoio ou em mesa que desmonta.
Espelho ajuda apês pequenos
Uma dica que pode ajudar imóveis pequenos é o espelho. Segundo especialistas, o objeto traz a sensação de amplitude. “Ele ajuda na integração dos ambientes e cria uma ilusão de que o espaço é maior”, afirma a arquiteta Natasha Haddad.
O arquiteto Neves também concorda na sensação de que o espelho pode criar dentro de casa. Para ele, o uso do objeto é um artifício ótimo para a cozinha. “Acima da pia, ele pode mudar o ambiente e, com isso, se torna um grande curinga para o espaço”, explica.
Além do espelho, as cores também podem trazer aspecto de um ambiente maior. Utilizar uma cor pontual na parede de fundo aumenta a profundidade ou fazer uma meia parede em uma cor diferente, aumenta a horizontalidade.
 

Galeria de Fotos

Dicas para decorar apartamento pequeno Divulgação
Moradores podem investir em assentos que se tornam baús ou mesas que desmontam Divulgação

Comentários