Veja como aplicar tinta de lousa em casa

Especialistas indicam em qual espaço é possível usar e a forma de aplicar o material

Por Marina Cardoso

A quantidade de camadas depende da parede. Em uma lisa, cerca de quatro demãos são suficientes
A quantidade de camadas depende da parede. Em uma lisa, cerca de quatro demãos são suficientes -
Rio - Pensar em uma decoração criativa para o lar pode deixar o ambiente com uma atmosfera mais descontraída e moderna. Uma dessas opções é a tinta lousa, que possibilita que os moradores customizem diariamente e interajam entre si através de recados e desenhos.
O primeiro passo é pensar na função da lousa e na escolha da parede, que, segundo especialistas, deve seguir alguns critérios. “Se a ideia é usar somente como decoração, é legal eleger uma parede de destaque. Mas se o objetivo for, por exemplo, um painel de recados, lista de compras, tem que ter um acesso fácil e altura adequada”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni.
O morador pode escolher decorar a cozinha, como local para recados e listas de compras, ou mesmo usar dentro do quarto. “Uma indicação é usar no quarto das crianças, pois estimula a criatividade e deixa elas livres para rabiscar”, afirma o designer de interiores Henrique Freneda.
No cômodo usado pelos pequenos, os pais precisam avaliar o local ideal para seus filhos. Para isso, é necessário colocar em uma altura adequada para que a criança possa brincar com facilidade, conforto e segurança.
Para a aplicação da tinta de lousa na parede, é preciso estar atento para alguns detalhes, como possíveis ondulações e buraquinhos na superfície, já que com a lousa elas ficam em evidência. Dessa forma, é recomendável os moradores passarem massa corrida e lixar o local para que fique lisa e uniforme.
Na hora de aplicar
Segundo especialistas, a quantidade de camadas pode variar, de acordo com a base que o morador tiver. Se for uma parede bem lisinha, com um fundo uniforme, cerca de quatro demãos são suficientes.
“Já precisei fazer entre seis e sete demãos, porque essas tintas escuras mancham com facilidade durante a pintura. Além disso, indico esperar cerca de 12 horas entre uma camada e outra”, aconselha Cristiane.
Além da tinta lousa no tom verde escuro, os especialistas dizem que também há as pretas. Porém, o morador tem que pensar em usá-la em um local que não seja tão escuro, pois senão a decoração pode ficar pesada. Nesses casos, é melhor o verde.
Já para manutenção não tem segredo, basta usar um pano úmido. Eventualmente, se sujar, pode passar uma buchinha com sabão neutro que ela resiste bem.

Comentários