Área externa não é só para usar no verão

Iluminação e cobertura podem deixar o local confortável e agradável

Por Marina Cardoso

Arquitetas indicam toldo translúcido para projetos já existentes. Eles protegem da chuva e do vento, e controlam a entrada de luz
Arquitetas indicam toldo translúcido para projetos já existentes. Eles protegem da chuva e do vento, e controlam a entrada de luz -
Rio - Áreas de lazer costumam ser evitadas quando a temperatura começa a diminuir. Mas se engana quem pensa que o espaço pode ser usado apenas no calor. Pequenos ajustes permitem aproveitar o local em todas as épocas do ano. Pensando nisso, especialistas reuniram dicas e sugestões para que quer aproveitar o ar puro.
Antes de comprar qualquer peça ou objeto, é necessário pensar na adequação da cobertura. Segundo especialistas, uma boa sugestão é o pergolado, que fica perfeito para a chuva ou sol e pode ser executado com materiais como bambu, ferro e madeira. “Além de proteger contra as mudanças climáticas, o objeto também é ótimo como suporte para várias espécies de planta”, sugere a arquiteta Danielle Dantas.
Depois de escolher a cobertura, a próxima etapa é trabalhar na proteção a área externa. O ideal é o que fechamento, com vidro ou painéis de madeira, por exemplo, seja incluído já no projeto original. O cuidado é importante devido o peso do material, que deve entrar no cálculo da obra para garantir uma estrutura segura.
No caso de um projeto já existente, as arquitetas indicam um fechamento com toldo translúcido que, além de proteger da chuva e do vento, ainda dribla e controla a entrada de luz. “O toldo é perfeito para quem deseja uma proteção que seja discreta e possa ser guardada quando não for utilizada”, aconselha a arquiteta Paula Passos.
Há outros cuidados para os moradores investirem na decoração da área externa. Um deles é a iluminação, que também é uma ótima alternativa para criar uma atmosfera especial nos dias menos favoráveis à luz natural. As profissionais indicam buscar compor a área com abajures, spots, arandelas e pendentes. “No que se refere às lâmpadas, sempre recomendo a utilização da amarela para esses espaços”, ressalta Danielle.

Comentários