Por luana.benedito
Rio - O famoso pretinho básico da moda ainda causa polêmica quando se trata de decoração. Isso porque muitas pessoas o amam e outras nem tanto. Sabendo do potencial do tom, o arquiteto Pedro Bazani elaborou dicas que ajudam a projetar um espaço aconchegante e requintado, sem deixá-lo carregado e desarmônico.

A primeira sugestão do profissional é apostar na mistura do preto com cores vivas, usadas pontualmente no ambiente. “Uma parede chumbo, uma poltrona preta e a escada em amarelo. Por que não? A cor também pode ser aplicada em portas e paredes para definir o espaço. É uma excelente saída para demarcar cada ambiente”, explica o arquiteto.

Os ambientes assinados pelo arquiteto Pedro Bazani mostram como o tom escuro pode ser incorporado à decoraçãoDivulgação

Segundo ele, quem quer começar com pitadas de preto, deve pintar uma porta ou uma parede intermediária entre dois ambientes. Outra dica é pintar uma parede e usá-la como lousa vai com o tempo suavizando o espaço e confere um ar cool.
“A mistura do branco e do preto, por exemplo, em combinações de estampas geométricas que traz modernidade aos espaços, especialmente para corredores e halls, que em contraposição com outros elementos claros tem um resultado perfeito”, orienta Bazani.

Especialistas em decoração também reforçam que usar o preto em um interior significa dar espaço para cores claras complementarem o ambiente, já que um local inteiramente preto pode não ser confortável visualmente. Também vale usar o tom em pontos estratégicos de um ambiente que você gostaria que fosse notado, como contornando ao redor de um papel de parede mais sofisticado.

Para não ter erro na escolha, opte por usar um preto puro com acabamento de alto brilho. O tom também pode ser usado para ajudar a esconder as imperfeições. A cor é aliada caso você queira restaurar ou reformar um espaço da casa e não quer abrir mão de estruturas e detalhes que já estão desgastados. Isso porque pintar uma cor escura por cima de uma clara acaba sendo mais fácil, gerando ótimo resultado. Além disso, o preto vai dar outra cara ao ambiente.

Você sabia que o preto também ajuda a esconder manchas de sapato? Casas com crianças e adolescentes, além de animais de estimação, podem contribuir para causar manchas indesejáveis aos pisos e rodapés. Mas os tons escuros podem ajudar a disfarçá-los. Outra opção é usar o preto para dar um visual gráfico em vez de recorrer ao papel de parede. Mas as opções de incluir o tom escuro na decoração não param por aí.

O preto pode ser usado para chamar a atenção para uma vista maravilhosa da janela. Nesse caso, a cor deve ser usada nas esquadrias. Mas é preciso cautela. Opte por ambientes como quartos e salas que durante o dia recebam boa luz natural. Usar o preto em objetos de decoração, como cadeiras, poltronas e mesas, podem dar a sensação de mais arquitetura. Agora, depois de tantas ideias, partir para o preto ainda assusta. A sugestão é começar com alguns acessórios. Pode ser uma mesa, uma persiana, uma moldura e até mesmo uma penteadeira, entre outras milhares de opções. Ouse, pois você não vai se arrepender.