Por leandro.eiro

Rio - Arquitetos e designers de interiores encontram novas formas de uso para materiais e itens do nosso dia a dia. Afinal, criatividade não pode faltar na decoração. E, aliada a ela, estão a sustentabilidade e o uso de produtos inusitados. As lâmpadas de LED, por exemplo, que são mais econômicas e auxiliam no controle do consumo de energia, têm sido usadas em todos ambientes da casa. A dobradinha 'economia e criatividade', além das lâmpadas, também é utilizada em luminárias.

Ambientes contam com luminárias econômicas%2C mas que inspiram%2C decoram e%2C em alguns casos%2C de forma lúdica e até para abrigar um jardim de plantas de baixo custoDivulgação

A arquiteta Cyntia Sabat em seus projetos para a mostra 'Morar Mais por Menos', em 2016 e 2017, usou, respectivamente, barbante e tela de obra. Além de baratearem o projeto, as peças tornam-se exclusivas. E, se bem aplicadas, dão ainda mais personalidade ao espaço. "A sustentabilidade é uma das preocupações quando pensamos em um projeto. Reaproveitar itens que passam despercebidos no dia a dia é uma das melhores formas de se ter um espaço único", afirma Cyntia.

As lâmpadas de LED são mais econômicas%2C auxiliam no controle do consumo de energia e ainda estão sendo usadas para decorar%2C em todos os ambientes da casaDivulgação

Para criar essas luminárias, a profissional usou lâmpadas LED e cabos para suspendê-las. Cyntia ressalta que, antes de criar novas luminárias, é preciso entender a composição do ambiente e saber se a criatividade consegue 'conversar' com a decoração do espaço.

Para a 'Sala do Pai Solteiro', em exposição na 'Morar Mais' deste ano, o designer de interiores Avner Posner assinou as luminárias aquário e terrário. "Respeitando as diretrizes do evento, quis investir de forma criativa, lúdica e econômica", explica.

As duas luminárias são em vidro e alumínio, com lâmpadas LED que são econômicas e não esquentam. Elas foram pintadas de dourado, uma das tendências da decoração, que é o uso de tons metalizados. A base da luminária aquário foi usada para criar um terrário suspenso que pode abrigar um jardim de suculentas e plantas de baixo custo para compor a decoração de salas, varandas e até mesmo lavabos. "Tudo com muito charme e trazendo o verde para o ambiente", conta o designer.

Você pode gostar