Por leandro.eiro
Rio - Bolas, enfeites, pisca-pisca, bonecos e até fotos são alguns elementos que podem compor a decoração da árvore de Natal. A criatividade é fundamental para da uma “cara nova” todo ano ao objeto. Quem gosta de um estilo mais rústico, por exemplo, a cenógrafa Anna Miranda, da Cena e Cenário, propõe uma decoração natalina baseada no processo upcycling. A técnica tem por principio transformar materiais que não tinham mais valor em um novo contexto, com um novo uso, mas mantendo suas características. Segundo ela, é a evolução da reciclagem, levando sempre em conta a sustentabilidade.
Criatividade%3A objetos%2C como uma escada%2C viram árvore de NatalDivulgação

“A tendência, que já é bem conhecida no Brasil, agora está mais sofisticada e romântica. Passando longe da ostentação, ela assume um ar rústico e requintado, mas que pode ser conquistado com elementos naturais acessíveis, fáceis de serem encontrados no mercado”, explica a cenógrafa.

Uma das dicas da especialista é o reaproveitamento de materiais. “Baratos e fáceis de serem encontrados é possível criar belos arranjos usando juta, palha e madeira. Para deixar a inspiração aflorar, busque no Youtube tutoriais que ensinam como fazer peças natalinas que podem ser feitas em casa com esses materiais”, indica Anna.

Ela conta ainda que o estilo rústico combina com o ar livre. “Pense em montar uma ceia de natal no quintal, se tiver um espaço com jardim. Ou traga os canteiros de flores e as plantas para dentro de casa. Se não for possível, faça uso de galhos e folhagens para montar o centro da mesa e alguns cantinhos charmosos”, indica.

Além disso, ela sugere trocar o tradicional vermelho pelo branco, palha ou tons terrosos, como marrom, terracota, caramelo e bege. “Eles são capazes de valorizar a atmosfera do campo e deixam qualquer composição mais rústica e natural, harmonizando muito bem com as folhagens verdes”, conta. A cenógrafa lembra que a madeira é o elemento de destaque das decorações rústicas, principalmente quando tem um aspecto inacabado e robusto. “O elemento pode aparecer tanto nos móveis antigos, principalmente mesas e aparadores, ou até mesmo em adornos esculpidos na própria madeira”, explica. Outro material que segue a tendência do rústico é o ferro. A especialista sugere utilizar elementos já presentes em casa ou adquirir algumas peças em ferro velho, como partes de carroças e rodas. “O cobre também está super em alta e pode ser usado nos vasos, castiçais ou objetos”, lembra.

Além das tradicionais bolas e pisca-pisca%2C a árvore pode receber enfeites como bonecos e fotos%2C entre outrosDivulgação

Estilo tradicional

Publicidade
Quem não abre mão da árvore de Natal tradicional, deve conferir as seis dicas da decoradora Cecilia Dale. E não esqueça de envolver a família nesse trabalho. Assim, cada um vai dar a sua contribuição e todos entram no espírito da época.
1. Prepare bem o pinheiro, abrindo os seus ramos e desamassando todos os galhos. Ele é a base da decoração e precisa estar bem armado.
Publicidade
2. Coloque as luzes antes de tudo. Assim, você evita que os fios apareçam por cima dos enfeites. Isso garante um efeito muito mais especial, pois a árvore fica iluminada 'por dentro'.
3. Comece a colocar os enfeites com a árvore acesa. Fica mais fácil identificar 'buracos', onde é preciso pôr enfeites maiores ou mais importantes.
Publicidade
4. Pendure primeiro os enfeites maiores, como laços e bolas grandes, depois vá colocando os outros, por ordem de tamanho, até chegar aos menores, que servem para arrematar o espaço que sobrou.
5. Enfeites grandes devem ficar do meio para baixo da árvore. No topo, arremate com uma só peça mais importante: uma ponteira, uma estrela, um Papai Noel ou mesmo um laço bem grande.
Publicidade
6. Durante a arrumação, faça pausas e dê um passo para trás para ver como está ficando o conjunto para localizar os lugares que precisam ser preenchidos. Quanto mais cheia, mais bonita fica a árvore.