Itaboraí inicia vacinação contra Febre Aftosa e Raiva para bovinos e bubalinos
Itaboraí inicia vacinação contra Febre Aftosa e Raiva para bovinos e bubalinosDivulgação
Por O Dia
Itaboraí - A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), iniciou a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa para bovinos e bubalinos de todas as idades, ontem, sábado (1º/05). E pela primeira vez no município, essas mesmas espécies também serão vacinadas contra raiva animal, simultaneamente.
A expectativa é que cerca de 4 mil animais sejam vacinados até o dia 31 de maio, quando termina a primeira etapa da campanha. Seguindo o cronograma previsto no Programa Nacional de Vigilância em Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a vacinação contra a doença é dividida em duas etapas, a primeira agora em maio e a segunda em novembro. Já contra a Raiva, é aplicada anualmente no rebanho bovino e bubalino.
Publicidade
"Ambas doenças são zoonoses que passam do animal para o humano. A Febre Aftosa é uma das mais contagiosas entre rebanhos bovinos e causa importantes perdas econômicas. Já a Raiva é uma doença grave e fatal tanto para animais quanto para humanos", explicou o veterinário da Semagri, Maurício da Mata.
A Prefeitura de Itaboraí vai disponibilizar a vacinação para pequenos produtores (que possuem até 100 animais) e, para isso, montou um cronograma que irá atender todos os bairros e distritos da cidade. A vacinação deve ser agendada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Avenida 22 de Maio, altura do número 7557, em Venda das Pedras) ou pelo telefone 2635-7586.