Prefeitura de Itaboraí divulga calendário para Fase 2 de vacinação contra Covid-19
Prefeitura de Itaboraí divulga calendário para Fase 2 de vacinação contra Covid-19Foto: ASCOM Itaboraí
Por O Dia
Itaboraí -Após concluir a vacinação do grupo prioritário da Fase 1 do Plano Nacional de Imunizações (PNI), a Prefeitura de Itaboraí promoverá mais uma repescagem para idosos acima de 60 anos, nesta quarta-feira (05/05). Assim, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) inicia, a partir de quinta-feira (06/05), a vacinação para novo público-alvo da próxima fase.
Agora, na Fase 2 do PNI, o requisito idade deverá ser acompanhado pelo requisito comorbidade. No site da Prefeitura de Itaboraí está disponível informativo com a classificação das comorbidades no link (https://bit.ly/3nMTrkN). O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, destaca a importância de ficar atento às descrições previstas pelo Ministério da Saúde.
Publicidade
“É muito importante que o morador se informe corretamente e verifique se está dentro de todos os requisitos para ser vacinado. As pessoas com comorbidades devem comprovar que pertencem a um destes grupos de risco”, afirmou Sandro Ronquetti.
O novo calendário da cidade fica assim:
Publicidade
Quarta-feira (05/05) - repescagem de idosos acima de 60 anos
Quinta-feira (06/05) – pessoas de 59 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Publicidade
Sexta-feira (07/05) – pessoas de 58 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Segunda-feira (10/05) – pessoas de 57 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Publicidade
Terça-feira (11/05) – pessoas de 56 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Quarta-feira (12/05) – pessoas de 55 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Publicidade
Seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com síndrome de Down e também com doença renal crônica, que fazem diálise não precisam acompanhar o calendário de faixa etária, podendo ir em todas as datas para serem imunizadas. Bastam ter mais de 18 anos para serem vacinadas.
Vejam os documentos necessários para vacinação (original e cópia):
Publicidade
- Documento de identificação com foto;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do SUS;
- Comprovante de residência;
- Exames, laudos, receitas, relatório médico ou prescrição médica (com validade de 12 meses);
- Declaração de nascimento da criança ou certidão (para puérperas - até 45 dias após o parto);
- Assinatura do termo de consentimento para vacinação (para gestantes e puérperas), disponível no link (https://bit.ly/33erJ7d).
Confiram os locais de vacinação:
Publicidade
O município conta com 16 polos de vacinação. No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 14 Unidades de Saúde da Família (USF), destinadas como polos, o atendimento à população é de 9h às 15h.