Itaboraí inicia vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades
Itaboraí inicia vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades Reprodução
Por O Dia
Itaboraí - Itaboraí já deu o pontapé na vacinação contra Covid-19 para novos grupos prioritários contemplados pela Fase 2 do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Nesta quinta-feira (06/05), o dia foi dedicado para público-alvo desta fase, começando com pessoas de 59 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Nesta fase, o requisito idade deverá ser acompanhado pelo requisito comorbidade. No site da Prefeitura de Itaboraí está disponível informativo com a classificação das comorbidades. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com síndrome de Down e também com doença renal crônica, que fazem diálise, não precisam acompanhar o calendário de faixa etária, podendo ir em todas as datas para serem imunizadas. Basta ter mais de 18 anos para serem vacinadas.
Publicidade
Como foi o caso do morador de Visconde, Adaulto Pereira Júnior, de 24 anos. Acompanhado da mãe, Arinéa Maria da Conceição, de 60 anos, o jovem com síndrome de Down garantiu a primeira dose da vacina contra Covid-19 e comemorou com a equipe da Unidade de Saúde da Família Dimas Monteiro Nogueira.
“Tomei a primeira dose na semana passada e agora chegou a vez dele. Esperamos tanto por esse momento, agora falta só tomar a segunda dose. Mas já é meio caminho andado, né?”, celebrou a mãe.
Publicidade
O aposentado Orlando Izidro, de 59 anos, também garantiu a primeira dose da vacina na Unidade de Saúde da Família Jorge José da Silva (USF Bairro Amaral). Hipertenso, o morador do distrito de Itambi apresentou as receitas comprovando a comorbidade e também se mostrou ansioso para a próxima dose.
“Não aguentava mais esperar para poder tomar essa vacina. É a nossa esperança para passarmos por tudo isso logo”, afirmou o aposentado.
Publicidade
O calendário de Itaboraí segue assim:
Sexta-feira (07/05) – pessoas de 58 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Publicidade
Segunda-feira (10/05) – pessoas de 57 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Terça-feira (11/05) – pessoas de 56 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Publicidade
Quarta-feira (12/05) – pessoas de 55 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Os documentos necessários para vacinação são (original e cópia):
Publicidade
– Documento de identificação com foto;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do SUS;
Publicidade
– Comprovante de residência;
– Exames, laudos, receitas, relatório médico ou prescrição médica (com validade de 12 meses);
Publicidade
– Declaração de nascimento da criança ou certidão (para puérperas – até 45 dias após o parto);
– Assinatura do termo de consentimento para vacinação (para gestantes e puérperas).
Publicidade
Confiram os locais de vacinação:
O município conta com 16 polos de vacinação. No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 14 Unidades de Saúde da Família (USF), destinadas como polos, o atendimento à população é de 9h às 15h.