Frame de um dos vídeos que faz parte do desfile virtual: orquestra não vai deixar de registrar aniversário de Itaguaí neste 5 de julho - Divulgação - Commil
Frame de um dos vídeos que faz parte do desfile virtual: orquestra não vai deixar de registrar aniversário de Itaguaí neste 5 de julhoDivulgação - Commil
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Quem disse que a pandemia vai impedir a manifestação artística? A Orquestra Commil prova que nada é capaz de conter a música e vai homenagear a aniversariante desse domingo (5): Itaguaí, que completa 202 anos. Atração tradicional na data, quando realiza seu desfile na cidade, a Corporação Musical Maestro Ilson de Lima programou para as 9h, no Youtube e no Facebook, um “desfile virtual”, com uma live que vai exibir sete vídeos, com duração total de 45 minutos. Cada um dos 62 participantes colaborou com os vídeos - feitos em casa e editados pelo regente Allan Oliveira - que vão trazer repertório variado: desde o hino de Itaguaí até canções tradicionais da MPB.
MÚSICA, COMUNIDADE E PRÊMIO
A Commil - fundada no bairro do Sase novembro de 2016 - é fruto de uma iniciativa popular para manter acesa a tradição das bandas de fanfarra na cidade e o espírito de congregação que a música provoca. O nome da Orquestra é uma homenagem ao maestro Ilson de Lima Saturnino, o eterno Bidico. Durante anos, ele cooperou para o resgate de jovens da região, ensinando-os música, cidadania, e, durante todo o processo, dignidade.
Publicidade
O trabalho de Bidico, infelizmente já falecido, continua: a Corporação oferece aulas de música por meio de instrumentos de sopro como trompete, trombone, bombardino, tuba e flauta doce, além de coral e coreografia de bandas e fanfarras. Os beneficiários são crianças e jovens entre 7 e 22 anos de idade, residentes nos bairros próximos ao morro do Sase.
A Orquestra trabalha com diversos estilos musicais, de música erudita até o popular contemporâneo, dando preferência, entretanto, à música brasileira. As apresentações são gratuitas para comunidade local e escolas públicas.
Publicidade
A Orquestra se apresenta gratuitamente em eventos e escolas públicas da cidade - Divulgação - Commil
Em 2019, a Commil conquistou o título de Campeã Estadual de Bandas do Estado do Rio de Janeiro na final realizada pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro na cidade de Itatiaia. O projeto é dirigido por Washington Tadeu, tem como regente Allan Oliveira e coreógrafa Juliana Martins.
Publicidade
LIVE COM VÍDEOS
Para acompanhar a live comemorativa e os vídeos, é fácil. Se for pelo Youtube, é só clicar em https://www.youtube.com/corporacaomusicalmaestroilsondelima . Se for pelo Facebook, é na página da Commil, em https://www.facebook.com/commilitaguai . A live começa às 9h de domingo (5), mas tudo vai estar disponível depois para quem não conseguiu ver ao vivo.