A personagem Olá, Mestra dos Mares, no seu belo navio: um capítulo novo por semana - Ilustração de Rachel de Lima
A personagem Olá, Mestra dos Mares, no seu belo navio: um capítulo novo por semanaIlustração de Rachel de Lima
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ - O projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério do Turismo, oferece diversas atividades culturais gratuitas online nas redes sociais durante o período de distanciamento social. Dentre elas, está uma live interativa sobre teatro, música e poesia todas as terças-feiras, a partir das 15 horas.
Semanalmente, a equipe do eixo Ativação Cultural - Teatro, liderado pelo Grupo Despertando, realiza uma live interativa nas redes sociais como método de criação e diálogo que conta também com participações de artistas convidados. Mariana Castro, do Grupo Despertando, explica: “O núcleo vem se reinventando na realidade virtual neste momento de isolamento. Desta forma, alimentamos as redes sociais com nossos trabalhos como uma forma de manter nosso método de livre criação e diálogo. Trazemos também artistas convidados e juntos cantamos, tocamos instrumentos musicais, conversamos sobre processos criativos e muitos outros assuntos”.
Publicidade
CRIAÇÃO DE PERSONAGEM
Foi durante a live interativa que surgiu a personagem ‘Olá’, que a cada semana vem ganhando mais um capítulo da sua história. “É uma experimentação criativa virtual, onde buscamos trocar e construir com os participantes. ‘Olá’ é mestre de navegação no território de Itaguaí. Criamos uma história, aceitamos comentários e sugestões para continuar o percurso”, conta Mariana.
Além da live interativa, o eixo de teatro do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos também disponibiliza vídeos com partes do poema “A Outra Vez do Alienista”, escrito por Zé Carol em cordel, inspirado no conto "O Alienista", de Machado de Assis.
Publicidade
SOBRE O PROJETO
Desde 2018, o projeto Ativação Cultural 202 Anos busca o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. No primeiro ano, o tema foi a comemoração do bicentenário da cidade contando a história por meio de diversas atividades culturais em praças e escolas municipais de Itaguaí. Em 2019, foi a vez de reforçar o elo com os artistas locais e, assim, foi iniciado o trabalho dentro de nove escolas públicas do município com oficinas de várias linguagens artísticas, como circo, música, teatro, cinema, dentre outros. Em 2020, o objetivo é aprofundar ainda mais o trabalho, tendo como público-alvo crianças e jovens.
A produtora cultural e idealizadora do projeto, Alessandra Reis, explica as ações em contexto de pandemia: “Nossas ações nas escolas iniciaram com a volta às aulas, mas devido à pandemia que estamos passando, tivemos que dar uma pausa nas atividades presenciais. Agora, agimos virtualmente mantendo a interação e abrindo as nossas atividades para todos os públicos. Voltamos em breve, torcendo para que seja da melhor forma para todos”. Ela complementa: “O importante é ficar em casa, protegendo quem amamos. Agora distantes para depois reunirmos com muito amor e saúde”.
Publicidade
ATIVAÇÃO CULTURAL NAS REDES
Publicidade