Gráficos com dados oficiais sobre a Covid-19 e médias de novos casos e óbitos estão disponíveis na internet - Reprodução internet - Painel municipal do Coronavírus de Itaguaí
Gráficos com dados oficiais sobre a Covid-19 e médias de novos casos e óbitos estão disponíveis na internetReprodução internet - Painel municipal do Coronavírus de Itaguaí
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – A Prefeitura de Itaguaí, por meio de uma postagem na sua página na rede social Facebook, informa que passou a oferecer à população um site em que disponibiliza dados sobre a Covid-19. O Portal Coronavírus está no ar e traz as seguintes informações: Transferências de recursos, Despesas com verbas federais, Contratações e aquisições, Leis e Decretos, Leitos e o Painel Covid-19. Quanto a este último, há dados sobre o número total de casos confirmados, quantos óbitos e as respectivas médias apresentadas em gráficos. Segundo a prefeitura, a atualização do Painel é diária.
Graças ao Painel é possível, então, obter um perfil da doença na cidade, sempre lembrando que os dados de registro são obtidos a partir da força de testagem no município. Ou seja, como os especialistas têm dito, há questões relativas à subnotificação que devem ser consideradas. Por esta razão, como a própria prefeitura enfatiza em diversas postagens, não há o que se pensar em relaxamento das medidas pessoais de cuidados sanitários (lavar as mãos, usar as máscaras, lavá-las, manter distanciamento social etc).
Publicidade
RECEITAS E DESPESAS
Quanto ao Portal, há a informação de que já foram gastos no município, a partir de verbas recebidas dos governos federal e estadual, R$ 1, 24 milhão. A soma das receitas obtidas, de acordo com informações do site, é de R$ 5.240.586,96. As procedências desses valores estão apontadas em quatro registros na aba “Transferências”.
Na aba “Contratações e Aquisições”, a maioria é de apontamentos publicados com informações de abril e maio, exceto por uma do dia 16 de julho referente à contratação de uma empresa para fornecimento de água mineral.
Publicidade
Na aba “Decretos”, todos os documentos com as determinações do governo municipal no que diz respeito ao funcionamento do comércio, recomendações sanitárias e demais regras para o período de emergência por causa do Covid-19.
Na aba “Leitos”, informações sobre a disponibilidade, porém, os dados ainda são de 8 de julho, um mês atrás. Cabe lembrar que a oferta de leitos no hospital de campanha, anunciada pelo governo anterior como sendo de 25, foi atualizada pelo governo atual como sendo de 11.
Publicidade
PARA ACESSAR
Quem quiser conferir o Portal, basta acessar o seguinte link: https://itaguai.rj.gov.br/coronavirus/
Quem quiser ir direto para as informações sobre número de casos e óbitos confirmados, o link é este: https://itaguai.rj.gov.br/coronavirus/painel/
Publicidade