Site da Câmara: depois da matéria de O DIA, atualização com várias informações foi feita - Reprodução internet - site da CMI
Site da Câmara: depois da matéria de O DIA, atualização com várias informações foi feitaReprodução internet - site da CMI
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – A Câmara Legislativa de Itaguaí, cujo site estava desatualizado há meses, cumpriu o que prometeu: atualizou as informações relativas aos contracheques dos servidores, a planilha que mostra quem são os funcionários da Câmara e quais foram as leis aprovadas na Casa. Os dados foram publicados com abrangência até agosto deste ano. Em nota, a Câmara admitiu o atraso na inclusão dos dados e disse que isso ocorreu por falta de recursos humanos e “(...) à necessidade de adaptação a essa situação atípica” provocada pela pandemia de coronavírus.
Conforme publicou O DIA em 20 de agosto, havia seção que não era atualizada desde fevereiro deste ano.
Publicidade
ATÉ AGOSTO
Era o caso dos contracheques dos funcionários, que são públicos, abertos a quem quiser ver e, é claro, a quem tem acesso à internet. Estão no link http://www.camaraitaguai.rj.gov.br/novo-portal-transparencia/index.php/contracheque/item/635-2020 (tem que copiar e colar em outra janela do navegador, ou entrar pelo site). Estavam desatualizados, com informações de fevereiro. Agora, foram atualizadas, até o mês de agosto.
Dados dos contracheques dos servidores até agosto foram incluídos - Reprodução internet - site da CMI
Publicidade
Foi exatamente o que aconteceu com a seção na qual se publicam as leis aprovadas pelo legislativo municipal: agora a lista está com informações do mês corrente. No “repositório de downloads”, para baixar uma lei, estão disponíveis todas as que já foram sancionadas até o momento. O link dessa seção é http://cpdoc.camaraitaguai.rj.gov.br/index.php/leis/item/176-2020.html.
A seção das leis foi atualizada como as outras, com informações até agosto - Reprodução internet - site da CMI
Publicidade
A lista de servidores ativos também foi atualizada, na seção cujo link é http://www.camaraitaguai.rj.gov.br/novo-portal-transparencia/index.php/gestao-de-pessoas/item/60-ativos . A planilha para saber quem trabalha na Câmara também é pública, e por ela dá para saber não só quem faz parte do funcionalismo da Casa Legislativa, mas também quando foi admitido me para qual gabinete ou departamento.
Planilha com servidores ativos: devidamente atualizada até agosto - Reprodução internet - site da CMI
Publicidade
NOTÍCIAS DE FORA
O que não mudou foi a questão da publicação de notícias que não são específicas da cidade de Itaguaí ou da Câmara (exceto uma ou outra a respeito de decisões de plenário). A questão nem é tanto pela temporalidade ou atraso na divulgação, mas pelo enfoque dado a temas que são de interesse dos cariocas ou cidadãos em geral, que pode obter tais matérias em outros veículos não-oficiais do legislativo.
Na aba “Últimas Notícias” isso fica bastante claro: há matéria sobre um festival de cinema egípcio em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da capital; informações sobre FGTS e sobre auxílio emergencial do governo federal.
Publicidade
Nas Últimas Notícias, matéria sobre mostra de cinema egípcio no CCBB: nenhuma relação com Itaguaí - Reprodução internet - site da CMI
Nas informações de destaque que aparecem logo no alto da página, a mais recente é de 18 de agosto.