Cartaz do evento on-line: programação variada para quem gosta de cultura - Divulgação - Ativação Cultural Itaguaí 202 anos
Cartaz do evento on-line: programação variada para quem gosta de culturaDivulgação - Ativação Cultural Itaguaí 202 anos
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ - O dia 17 de outubro foi a data escolhida para o primeiro festival on-line do projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério do Turismo. O evento acontecia nas praças de Itaguaí, mas por causa da pandemia teve que ser adaptado e vai ser exibido em canais de redes sociais – Facebook e Youtube. A programação terá apresentações de música, circo e teatro, além de oficinas gratuitas no estilo “Faça você mesmo”, das 10h às 14h.
“A ideia é fazer do Facebook e Youtube uma espécie de praça virtual, onde os espectadores passam pela programação livremente, durante as quatro horas de transmissão”, explica a produtora cultural e idealizadora do projeto, Alessandra Reis.
Publicidade
Entre as opções de oficina, está a de artesanato com o passo a passo para a confecção de um filtro dos sonhos. “A proposta da oficina 'Filtrando Sonhos em Casa' é promover uma atividade criativa para pais e filhos, onde a potência do lúdico se encontra com o universo do feito à mão, aproximando famílias em tempos de isolamento social. A narrativa será sobre a confecção de um filtro dos sonhos com elementos caseiros e de fácil acesso, de modo em que pais e filhos consigam facilmente reproduzir a peça, tudo com muito encantamento, facilitado pela artesã local Jéssica Hulk”, conta a analista de Inovação e Negócios da Rede Asta, Angélica Oliveira.
A programação ainda conta com a volta do “Cineminha”, que durante o ano passado apresentou nas praças os filmes produzidos por alunos das escolas municipais de Itaguaí que receberam o Eixo 1 - Ativa Escola. Também será exibido um vídeo sobre a história da personagem Olá, criada durante as lives interativas do eixo Ativação Cultural - Teatro. “Após uma interação virtual, onde criamos uma história coletiva, surge Olá, uma mulher negra que decide traçar sua própria rota, seu próprio destino, para encontrar os tesouros em Itaguaí, reescrevendo a história”, explica a psicóloga e idealizadora do Grupo Despertando, Mariana Castro.
Publicidade
VENCEDORES DE FESTIVAL DE VÍDEO
No dia do evento on-line serão divulgados os vencedores do festival “Ativação em 59 Segundos”. "O objetivo do festival é mostrar que é possível transmitir uma mensagem através de um vídeo, mesmo sendo curto. O que você consegue passar e dizer em 59 segundos? É um convite para brincar com essas possibilidades”, conta a atriz e uma das idealizadoras do Festival Ativação em 59 segundos 2020, Pamela Santos. Os autores dos melhores vídeos ganham vários prêmios, como por exemplo cursos de gestão de mídias e de elaboração de projetos culturais, equipamentos digitais como ring light, microfone de lapela, dentre outros.
Confira a programação completa:
Publicidade
- Teaser Institucional
- Apresentação da Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil)
- Apresentação do Teatro Despertando
- Turma em cena pelos Caminhos do Ouro
- Exibição da animação Quiva e Laiá (produzida pelos participantes das oficinas nas praças no primeiro ano do projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos)
- Oficina de Artesanato
- Apresentação Ativa Escola
- Apresentação da Turma em Cena
- Divulgação premiados e sorteados
SOBRE O ATIVAÇÃO CULTURAL ITAGUAÍ 202 ANOS
Desde 2018, o projeto Ativação Cultural 202 Anos busca o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. No primeiro ano, o tema foi a comemoração do bicentenário da cidade contando a história por meio de diversas atividades culturais em praças e escolas municipais de Itaguaí. Em 2019, segundo ano do projeto, foi a vez de reforçar o elo com os artistas locais e, assim, foi iniciado o trabalho dentro de nove escolas públicas do município com oficinas de várias linguagens artísticas, como circo, música, teatro, cinema, entre outros. Em 2020, o objetivo é aprofundar ainda mais o trabalho, tendo como público-alvo crianças e jovens.