Exclusivo
Polícia apreende máquinas que faziam extração ilegal no Engenho, em Itaguaí
Ação conjunta da Civil com Batalhão Florestal impede remoção de barro em terreno
Uma das escavadeiras que foram apreendidas: polícia vai continuar investigaçãoDivulgação - 50ª DP
Por O Dia
ITAGUAÍ – Uma ação que reuniu o Batalhão Florestal da Polícia Militar e policiais da 50ª DP apreendeu duas escavadeiras no bairro Engenho na quarta-feira (13). O objetivo da diligência foi impedir que extração ilegal de minerais e barro continuasse no terreno localizado no bairro do Engenho. O delegado da 50ª DP, Marco Aurélio Castro, disse que ninguém foi preso, mas que as investigações vão prosseguir a fim também de identificar o proprietário das máquinas.
A extração ilegal de material mineral é crime previsto pela lei 9.605/98. O artigo 55 da lei diz o seguinte: “Art. 55. Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida. Pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa. Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre quem deixa de recuperar a área pesquisada ou explorada, nos termos da autorização, permissão, licença, concessão ou determinação do órgão competente.
Publicidade
Além do crime ambiental, a extração mineral irregular está prevista como delito de usurpação do patrimônio público, previsto no art. 2º da Lei nº 8.176/91.