Uma das câmeras que a Cia das Docas recebeu no começo do mês: equipamento será útil para ajudar na operação dos portos
Uma das câmeras que a Cia das Docas recebeu no começo do mês: equipamento será útil para ajudar na operação dos portosDivulgação - Cia das Docas RJ
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – A Companhia das Docas (CDRJ), mantenedora do Porto de Itaguaí e dos portos do Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Niterói, anunciou a chegada de equipamentos de monitoramento e controle de atracação de embarcações que compõem o chamado Local Port Service (LPS). A previsão é que até o final do terceiro trimestre os portos já possam contar com esta tecnologia, que é uma meta da primeira fase dos projetos dos VTMIS (sigla inglesa para "Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações"). Os equipamentos chegaram no dia 5 de março, mas somente nesta segunda-feira (15) é que a empresa divulgou o fato.
O VTMIS, do qual o LPS é um dos componentes técnicos, visa melhorar a segurança da navegação, pois reduz o risco de acidentes, aumentar a eficiência do tráfego de embarcações, com informações em tempo real que maximizam o uso das instalações portuárias e otimizar o uso do cais, além de reduzir o tempo de resposta a emergências.
Publicidade
O monitoramento por imagens é fundamental para fiscalização dos acessos portuários; inspeção visual das condições físicas das instalações de acostagem (cais e dolfins) pelo bordo do mar; verificação de possíveis condutas indevidas nos canais de acesso e áreas de fundeio (em especial atividades de pesca comercial, de lazer, náutica, esportes ou turismo aquático); verificação das condições operacionais da sinalização náutica; fiscalização do cumprimento das Instruções Normativas sobre a "Prevenção à Poluição por Óleo para Embarcações Atracadas ou Fundeadas nos Portos Organizados do Estado do Rio de Janeiro" e de "Resíduos oleosos em áreas de fundeio".
INSTALAÇÃO E TREINAMENTO
A CDRJ comprou da empresa Hensoldt (cuja sede fica no Reino Unido) dois conjuntos de câmeras acopladas (duas câmeras ópticas e duas câmeras térmicas), a serem instalados primeiro na futura torre autoportante da Estação Remota do VTMIS no Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), na Ilha do Governador. Com a compra, adquiriu-se também treinamento de pessoal e suporte à instalação dos equipamentos.
Publicidade
O primeiro lote, composto de câmeras ópticas convencionais, já foi formalmente entregue nas dependências da CDRJ. A entrega das câmeras térmicas está prevista para o final de março.
A previsão para instalação no Porto de Itaguaí é até o final deste ano.
Publicidade
O Gestor de VTMIS do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, que conduziu todo o processo, explica que “a implementação do VTMIS visa melhorar a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar, elevar a eficiência do tráfego marítimo, ajudar na prevenção da poluição marinha, além do cumprimento de padrões marítimos internacionais”. Segundo ele, “a instalação de câmeras ópticas e térmicas irá dotar a CDRJ de ferramentas modernas de gerenciamento da infraestrutura aquaviária, com reflexo direto sobre a eficiência operacional dos portos".