Crianças aprendendo a cuidar do Meio Ambiente com plantio escolarDivulgação/Prefeitura de Itaguaí

Itaguaí - Os alunos da Escola Municipal Professora Marianilde Siqueira Gonçalves, em Itaguaí, curtiram um recreio que ficará marcado para sempre. Nessa segunda-feira (23), as crianças fizeram a colheita da horta plantada por elas e, de quebra, ainda usaram os alimentos na merenda escolar. A iniciativa uni aprendizado científico, cuidado ambiental, e solidariedade, já que parte da colheita das verduras foi doada à creche vizinha.

A implantação e a manutenção da horta são práticas que proporcionam aos estudantes vivências reais com biologia, nutrição, além de promover o desenvolvimento de habilidades motoras finas, como regar, plantar e colher. As atividades contribuem ainda para a conscientização ambiental. Afinal, os alunos aprendem sobre ciclo da água, adubação natural e a importância do cuidado com a terra.

A prática de cultivo também reforça valores afetivos e sociais fundamentais, segundo a prefeitura de Itaguaí. O trabalho em equipe na manutenção da horta amplia a responsabilidade e a empatia entre os estudantes, elementos considerados essenciais em dinâmicas de grupo e na construção da consciência socioambiental.
Em Itaguaí, na região metropolitana do Rio, mas junto à Costa Verde, projetos como esse ganham relevância por aproximar os benefícios da agricultura urbana da realidade dos alunos, inseridos em um município que mescla território urbano e regiões ecológicas da Baía de Sepetiba.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.