os moradores de São João do Paraíso, em Cambuci no Noroeste Fluminense, foram surpreendidos pela enchente. - Foto: reprodução internet
os moradores de São João do Paraíso, em Cambuci no Noroeste Fluminense, foram surpreendidos pela enchente.Foto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
Cambuci - Desespero, tristeza, mas apesar de todo sofrimento que estão passando desde a madrugada desta quarta-feira, 18, os moradores de São João do Paraíso, distrito de Cambuci, no Noroeste Fluminense, são solidários uns com os outros e seguem na tentativa de limparem as casas atingidas pelas cheias, se recuperarem do susto e contabilizarem alguns prejuízos. Pegos de surpresa com uma enxurrada que alagou a maior parte das ruas da localidade, os moradores perderam móveis, eletrodomésticos e documentos. O Dia falou com José Leonardo de Souza da Silva, o Leo, 33 anos, que ainda está assustado com o cenário que registra a enchente na localidade.

Léo que é morador da rua Capitão Artur Botelho, no terceiro distrito de Cambuci explicou como teve início a enxurrada. “Por volta das 4h da madrugada ocorreu uma tromba d’agua em um balneário próximo, o Beto do Vitório, onde o morador só conseguiu salvar o cachorro. Depois de quase mais três horas caiu a segunda em Monte Verde e essa água veio toda para São João então aqui encheu de uma forma assustadora que eu com 33 anos nunca vi isso antes”.
Publicidade

Moradores de São João do Paraíso, no Noroeste Fluminense, perdem tudo após temporal. #ODia pic.twitter.com/6LB9Tu4Ade

— Jornal O Dia (@jornalodia) November 18, 2020 ">

Léo ainda relatou ao O Dia que apesar de não ter tido chuva o estrago foi grande e as perdas ainda não foram totalmente estimadas. “Não tivemos falta de luz, mas desligamos imediatamente os relógios das casas atingidas. Os vizinhos também perderam praticamente tudo e nesse momento estão todos tentando ver se conseguem recuperam alho e um ajudando o outro”, conta o morador. Até o fechamento desta matéria não foi confirmado se houve alguma vítima fatal. Também não há números de desabrigados e desalojados. A Defesa Civil Municipal ainda não conseguiu acessar algumas localidades do município. Moradores de cidades vizinhas estão se mobilizando para criarem postos de arrecadações. 

Postos de apoio para coleta de doações - Em Itaperuna, a coordenadora do Programa Mulher Melhor em parceria com o Projeto Ecco do Governo Federal, Luciana Moreira, mobilizou os bairros Boa Fortuna e Aeroporto e demais próximos, montando um ponto de arrecadação no bar do Cininho, situado na rua Coronel José Bastos, 889.  
Publicidade
Almoço e jantar -  Em Cambuci, almoço e jantar para os moradores atingidos pela inundação estão sendo preparados na casa da Ceceia Dias e no bar do Edivam. Doações também podem ser entregues nestes locais.