Desde o início da pandemia, em 11 de março de 2020 a 27 de janeiro de 2021, o total de casos no município é de 17.967 infectados. Itaperuna conta com 120 novos casos e 62 novos testes realizados. - Foto: reprodução internet
Desde o início da pandemia, em 11 de março de 2020 a 27 de janeiro de 2021, o total de casos no município é de 17.967 infectados. Itaperuna conta com 120 novos casos e 62 novos testes realizados.Foto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
ITAPERUNA - Em quinze dias, Itaperuna, a maior cidade do Noroeste Fluminense, registrou 11 óbitos e 1.814 casos notificados do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. O levantamento aponta que o quantitativo em relação a doença saltou de 15.905 para 17.689, em relação aos números de pacientes recuperados.

Confira os dados completos. Continua após foto.
Itaperuna, no Noroeste Fluminense, possui mais de 100 mil habitantes. - Foto: divulgação
Itaperuna, no Noroeste Fluminense, possui mais de 100 mil habitantes.Foto: divulgação
Publicidade
As recomendações de prevenção a Covid-19 do Ministério da Saúde são as seguintes:

*Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
*Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
*Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
*Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
*Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
*Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
*Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
*Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
*Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
*Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
*Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.