De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), há condições favoráveis para temporais; a chuva forte pode ocorrer acompanhada de raios, rajadas de vento e até ocasional queda de granizo.  - Foto: reprodução internet
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), há condições favoráveis para temporais; a chuva forte pode ocorrer acompanhada de raios, rajadas de vento e até ocasional queda de granizo. Foto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso nesta sexta-feira, 19, às 10h20, informando o perigo de fortes chuvas em todas as cidades do Noroeste Fluminense por no mínimo durante as próximas 24 horas. Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) às 8h59 comunicou que na área as condições são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento, e não se descarta eventual queda pontual de granizo.
De acordo com o INMET, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Publicidade
O site Climatempo informou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS - está se organizando sobre o Brasil e nos próximos dias vai provocar bastante chuva em vários estados da Região Sudeste. A previsão é de que as áreas de instabilidade das ZCAS atuem sobre a Região Sudeste do Brasil entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2021. É nesse período que a chuva deve cair mais frequente e volumosa sobre o Espírito Santo, sobre muitas áreas de Minas Gerais e também sobre o Norte do estado do Rio de Janeiro. 
Previsão de volumes de chuva - A previsão é de que os maiores volumes de chuva durante a atuação desta ZCAS ocorram sobre o noroeste de Minas Gerais, Grande Belo Horizonte, áreas do Vale do Rio Doce, no centro-sul do Espírito Santo e nas áreas ao Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Em vários locais destas regiões pode chover de 80 a 150mm até o dia 21 de fevereiro, segundo estimativa do modelo de precipitação global GFS.

A região da Zona da Mata Mineira e a região Serrana do estado do Rio de Janeiro também podem ter vários eventos de chuva forte até a próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, embora não fiquem dentro da instabilidade mas persistente desta ZCAS.
Publicidade
Instruções dos órgãos:
*Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
*Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
*Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira dados do aviso 4671 - 3 do CPTEC:
Publicidade
Aviso 4671 - 3 do CPTEC - Foto: reprodução internet
Aviso 4671 - 3 do CPTECFoto: reprodução internet

Publicidade