Duas cidades da Região, sendo Miracema e Santo Antônio de Pádua, decretaram toque de recolher devido ao avanço dos casos da doença.
Duas cidades da Região, sendo Miracema e Santo Antônio de Pádua, decretaram toque de recolher devido ao avanço dos casos da doença.Foto: divulgação
Por Lili Bustilho
A 21ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que o Noroeste Fluminense se encontra em risco alto (bandeira vermelha). A análise compara a semana epidemiológica 08 (de 21 a 27 de fevereiro) com a 06 (07 a 13 de fevereiro) de 2021. A maior cidade da região com cerca de 104 mil habitantes regista mais de 20% da população já tendo sido infectada pelo "novo coronavírus". Duas cidades da Região, sendo Miracema e Santo Antônio de Pádua decretaram toque de recolher devido ao avanço dos casos da doença. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
As regiões Centro-Sul e Metropolitana também estão classificadas com risco alto (bandeira vermelha), e as regiões Médio Paraíba e Norte estão classificadas com risco moderado (bandeira laranja). As demais regiões foram classificadas em risco baixo (bandeira amarela), conforme mapa de risco da Covid-19. 


Enfrentamento à Covid-19 - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até o momento, recebeu do Ministério da Saúde (MS) 1.866.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 1.485.120 da CoronavaVac e 381 mil da Oxford/AstraZeneca. Até esta quinta-feira (11/03), foram distribuídas 1.559.790 doses. As vacinas que estão armazenadas na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) vão garantir o esquema vacinal, e serão destinadas aos municípios a tempo da aplicação da segunda dose.

Balanço vacinação - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até as 9h desta sexta-feira (12/03), 92 municípios registraram 734.700 pessoas imunizadas com a 1ª dose contra a Covid-19. Destas, 203.413 já receberam a 2ª dose. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).