Campanha visa incentivar doação do IR ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Itaperuna, no Noroeste Fluminense.
Campanha visa incentivar doação do IR ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Itaperuna, no Noroeste Fluminense.Foto: divulgação/PMI
Por Lili Bustilho
“Seu imposto vira destinação e um sonho vira realidade”! A Campanha Destinação incentiva a contribuição para que projetos sociais voltados aos idosos continuem. Cidadãos e empresas podem doar parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Itaperuna, no Noroeste Fluminense,  e obter dedução (diminuição) do valor pago ao “Leão”. Para pessoa física o desconto pode chegar à 3% (doação via depósito) ou 6% (doação via boleto), já no caso de pessoa jurídica (empresas) a diminuição é de até 1%. Todo o valor arrecadado será administrado de gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Itaperuna.
O DIA conversou com contador e perito, Rafael Canazar - Membro da Comissão de Voluntariado da Classe Contábil - Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro., que esclareceu as principais dúvidas.
Publicidade
Quem declara o Imposto de Renda, no modelo completo, pode escolher para onde vai até 3% de seu imposto devido. Não é do imposto a pagar. Uma das opções de destinar uma parte desse imposto é enviando para o Conselho do Idoso de Itaperuna. Ou seja, o contribuinte entrega uma parte do imposto que iria direto para a Receita Federal, ao Fundo do Idoso que usa esses recursos em projetos das Instituições de Itaperuna que atendem à pessoas idosas.

No ano passado foram doados em Itaperuna um total de R$ 45.877,17. As entidades estão nesse momento preparando as burocracias para receberem esse dinheiro e executarem os projetos. Foram habilitadas 06 entidades à época que fazem jus ao recebimento, sendo:
1.ASAPI (Asilo)
2.AMEII
3.Pastoral do Idoso
4.Centro Social da Divina Misericórdia
5.AECR
6.COMVIDA
Publicidade

Para fazer a destinação o contribuinte precisa:
1.Estar fazendo a declaração completa
2.Indicar na ficha correta (passo a passo abaixo)
3.Imprimir o DARF da doação e pagar impreterivelmente até dia 30/04/2021.