No dia 31 de março, moradores de Guarnieri, em Italva, ficaram por aproximadamente 30 horas sem energia elétrica.
No dia 31 de março, moradores de Guarnieri, em Italva, ficaram por aproximadamente 30 horas sem energia elétrica.Foto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
ITALVA - Basta a previsão meteorológica sinalizar chuva para diversos moradores do distrito de Guarnieri, em Italva, no Noroeste Fluminense, informarem que começam a se preocupar com a possibilidade de falta de energia elétrica como aconteceu na noite desta segunda-feira, 19. A localidade tem enfrentado recorrentes falhas no fornecimento do serviço e a última aconteceu por cerca de 7 horas. Residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas ficaram sem luz aproximadamente das 19h até as 2h da madrugada desta terça-feira, 20. Moradores de algumas das principais vias como Avenida Nelson Cordeiro e Rua São Jorge sofrem com transtornos recorrentes registrados pelas constantes interrupções na energia elétrica. Crianças e idosos são geralmente os mais atingidos com os transtornos causados pela escuridão. Outros problemas enfrentados estão relacionados ao calor e mosquitos que atrapalham a maioria das pessoas em seu descanso noturno.
Nas redes sociais, a repercussão e indignação viraliza. Para tentar amenizar a noite sem dormir por conta da falta de luz, um morador, após um intenso dia de trabalho e que levanta às 7 horas para iniciar a nova jornada, desabafou dizendo que "Essa Enel é uma Piada! Se um cachorro mijar no poste acaba a luz", completou a postagem com emojis simbolizando os semblantes tristeza e outros de revolta. 
Publicidade
No dia 31 de março Guarnieri ficou por quase 30 horas sem luz após um temporal que atingiu a zona rural de Italva. Desde o início do ano, de acordo com alguns munícipes, diversos picos de energia ocorrem, principalmente durante chuvas fracas. O DIA fez contato com a Enel, responsável pela distribuição do serviço, para buscar um posicionamento da empresa e questionou a reclamação dos moradores sobre alguma previsão de reparo em toda a rede elétrica do distrito. Confira na integra a resposta: "A Enel Distribuição Rio informa que enviou uma equipe ao local e constatou que um cabo da rede foi partido por um galho de árvore que caiu devido às chuvas e rajadas ventos que ocorreram na região. O fornecimento do ramal, que atende a área de Italva, foi normalizado ainda durante a madrugada. A distribuidora esclarece que a região tem grande incidência de ocorrências envolvendo queda de galhos na rede, por ser uma área rural e bastante arborizada."