São Paulo tem 17,8 mil novos casos e 863 mortes pela covid-19 em 24h
São Paulo tem 17,8 mil novos casos e 863 mortes pela covid-19 em 24hFoto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
A informação sobre a ausência de pacientes, moradores das cidades do Noroeste Fluminense, na fila de espera da rede pública de saúde, aguardando por vagas em leito de UTI Covid-19 (Unidades de Terapia Intensiva) não durou 24 horas. Na tarde desta terça-feira, 20, o registro era de dezoito pessoas com complicações decorrentes do "novo coronavírus" esperando por internações em UTIs, mesmo com a abertura de cinco novos leitos no Hospital São José do Avaí (HSJA), em Itaperuna, que ocorreram na semana passada para atender os casos mais graves da doença.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Itaperuna - acompanha a situação na Região. O DIA conversou com o promotor Dr. Matheus Gabriel dos Reis Rezende, que foi informado pela Central de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que as 66 vagas do SUS, de UTI no Noroeste do Rio estão todas ocupadas, sendo quarenta de cinco delas em Bom Jesus do Itabapoana; outras quinze em Itaperuna e seis em Miracema. Apesar de cinco novos leitos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que é a referência regional no tratamento da rede pública nos casos mais graves da doença, permanece a saturação do sistema de saúde público com ocupação máxima em UTI especifica e ainda com fila de espera. No dia 18 de abril teria sido possível zerar a lista dos pacientes que esperavam pelos leitos retornando com novas esperas de 8 pessoas na manhã do dia 19.  

FILA DE ESPERA - Informações sobre idades, sexos ou naturalidades dos pacientes não foram divulgadas.

Dados HSVP - O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, onde está situado o HSVP, apontam que a unidade possuía no dia 19, internados na UTI específica para a doença 11 pacientes do município e outros 44 das demais cidades.