Noroeste Fluminense: Sete pacientes aguardam por vagas em UTI Covid-19.
Noroeste Fluminense: Sete pacientes aguardam por vagas em UTI Covid-19.Foto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
Sete moradores moradores do Noroeste Fluminense, na manhã desta sexta-feira, 23, aguardavam por vagas em leito de UTI Covid-19 (Unidades de Terapia Intensiva). O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Itaperuna - acompanha a situação na Região. Os pacientes são: um de Miracema; um de Aperibé; um de Cardoso Moreira; um de Itaperuna; um de Italva e dois de São José de Ubá. 
O DIA conversou com o promotor Dr. Matheus Gabriel dos Reis Rezende, que foi informado pela Central de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que as 76 vagas do SUS, de UTI no Noroeste do Rio estão todas ocupadas, sendo cinquenta e cinco delas em Bom Jesus do Itabapoana; outras quinze em Itaperuna e seis em Miracema. Apesar de dez novos leitos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que é a referência regional no tratamento da rede pública nos casos mais graves da doença, permanece a saturação do sistema de saúde público com ocupação máxima em UTI especifica e ainda com fila de espera.

FILA DE ESPERA - Informações sobre idades e sexos dos pacientes não foram divulgadas.

Dados HSVP - O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, onde está situado o HSVP, apontam que a unidade possuía no dia 22, internados na UTI específica para a doença 14 pacientes do município e outros 41 das demais cidades.