Covid-19: Noroeste Fluminense registra 100% de ocupação de leitos de enfermarias e UTIs.
Covid-19: Noroeste Fluminense registra 100% de ocupação de leitos de enfermarias e UTIs.Foto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
Quatro moradores do Noroeste Fluminense, na manhã desta terça-feira, 27, aguardavam por vagas em leitos de UTIs Covid-19 (Unidades de Terapia Intensiva). A capacidade das enfermarias também já atingiu a ocupação máxima e possui fila de espera de pacientes, porém os números ainda não foram divulgados. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Itaperuna - acompanha a situação na Região. A Região segue em bandeira vermelha (risco alto) para a propagação da doença, segundo o mapa de risco da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O DIA conversou com o promotor Dr. Matheus Gabriel dos Reis Rezende, que foi informado pela Central de Leitos da SES-RJ, que as 76 vagas do SUS, de UTI no Noroeste do Rio estão todas ocupadas, sendo cinquenta e cinco delas em Bom Jesus do Itabapoana; outras quinze em Itaperuna e seis em Miracema. Apesar de dez novos leitos inaugurados na semana passada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que é a referência regional no tratamento da rede pública nos casos mais graves da doença, permanece a saturação do sistema de saúde público com ocupação máxima em UTI especifica e ainda com fila de espera.

FILA DE ESPERA UTI E ENFERMARIA COVID-19- Informações sobre idade, sexo e naturalidade dos pacientes não foram divulgadas.

Dados HSVP - O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, onde está situado o HSVP, apontam que a unidade possuía no dia 26, internados na UTI específica para a doença 13 pacientes do município e outros 42 das demais cidades.