Pais e responsáveis por alunos faltosos da rede pública de Macaé ouvem orientações e alertas de membros do conselho tutelar e da procuradoria da infância e da juventude - Bruno Campos/Divulgação prefeitura de Macaé
Pais e responsáveis por alunos faltosos da rede pública de Macaé ouvem orientações e alertas de membros do conselho tutelar e da procuradoria da infância e da juventudeBruno Campos/Divulgação prefeitura de Macaé
Por O Dia
Macaé — Pais e responsáveis por 180 alunos ameaçados de reprovação por excesso de faltas injustificadas foram convocados para participar de uma ação contra a evasão escolar, nesta quarta, no Paço Municipal. O atendimento foi promovido pela Promotoria de Justiça de Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Coordenadoria de Educação Social e Conselho Tutelar, que alertaram os participantes sobre suas responsabilidades e as medidas judiciais que podem enfrentar pela infrequência dos estudantes.
“Estamos à disposição dos atendidos para que os estudantes não percam esse ano letivo por causa de faltas”, disse o promotor da infância e juventude Lucas Fernandes, que fez um alerta. “Se os convocados não atenderem as solicitações, o Conselho Tutelar vai notificar os pais. Posteriormente, o Conselho ou a Secretaria de Educação encaminha o aluno para a Promotoria, que pode ajuizar ação judicial, multa e até outras medidas referentes ao poder familiar”.
Publicidade
Também participaram da ação a coordenadora de Educação Social, Vivianne Rocha, além dos conselheiros tutelares Stênio Cardim e Cíntia Rasma. Um aluno é considerado infrequente quando apresenta cinco faltas consecutivas ou dez intercaladas.
Além das palestras gerais, os pais tiveram atendimento individualizado, de forma a abordar situações e identificar motivos específicos para as ausências.
Publicidade
“É muito importante o compromisso da escola. Meu filho está no 3º ano e realmente faltou. Mas todo suporte foi providenciado para que ele não seja prejudicado”, comentou Ari de Freitas, pai de um adolescente matriculado no Colégio Aterrado do Imburo.
Segundo a coordenadora de Educação Social, Vivianne Rocha, outro objetivo da convocação é apoiar os pais a resolver problemas que levam às faltas dos filhos, e permitir que sejam apresentadas justificativas.
Publicidade
“A intenção é contribuir com a família para que não haja negligência quanto à formação escolar do estudante. Recomendamos que os pais fiquem atentos à frequência não apenas de alunos maiores, mas da Educação Infantil e 1º a 5º ano”, comentou Vivianne.