Vacina contra a gripe está sendo oferecida das 8h às 17h nas 233 unidades de Atenção Primária do município - Bruno Campos/Arquivo Secom PMM
Vacina contra a gripe está sendo oferecida das 8h às 17h nas 233 unidades de Atenção Primária do municípioBruno Campos/Arquivo Secom PMM
Por O Dia
Macaé- Teve início nesta segunda-feira (18) a segunda etapa da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). A Campanha, que começou no dia 23 de março e segue até 05 de junho, já imunizou 47.674 mil pessoas em Macaé. Ao longo da ação, a Secretaria de Saúde montou diversas estratégias para evitar aglomerações, inclusive com a implementação do sistema de drive thru. Nesta etapa estão incluídos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.
De acordo com a equipe do Programa Municipal de Imunização, para receber o público alvo dessa nova etapa e da anterior que inclui crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias de forma organizada e que atenda as normas de segurança contra o novo coronavírus, as vacinas estão disponíveis em unidades fixas e volantes.

Foram montados dois postos volantes. O primeiro na Casa da Vacina, com atendimento de 8h às 16h, exclusivo para crianças de seis meses a cinco anos. O segundo posto volante fica na EMEI José Augusto Abreu (antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente), localizada na Rua Francisco Portela, 91, no Centro, com funcionamento de 10h às 16h, com atendimento voltado para professores de escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos e os demais grupos incluídos nas fases anteriores como idosos, profissionais de saúde, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.

Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, e que ainda não receberam a vacina nas fases anteriores, podem receber a dose até o final da campanha. As pessoas cadastradas nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) devem procurar a mais próxima de sua residência e os demais podem se dirigir ao posto volante que fica na EMEI José Augusto Abreu (antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente).

A primeira fase da Campanha Nacional que teve início em 23 de março, foi dirigida aos idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde. Já a segunda fase teve como público-alvo profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.