Testes são feitos no laboratório do Nupem/UFRJ - Divulgação
Testes são feitos no laboratório do Nupem/UFRJDivulgação
Por O Dia
Macaé - O esforço do governo municipal de Macaé tem sido em diferentes frentes com o mesmo objetivo: combate à pandemia do coronavírus. Uma dessas vertentes é o convênio firmado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, o Nupem/UFRJ. A cooperação científica tem contribuído para pesquisas na área, além da execução de testes do Covid-19 no laboratório do Nupem, que realiza cerca de 30 testes diários.

Firmado em maio, o convênio estabelece a concessão de bolsas por meio da Prefeitura de Macaé, apoio para aquisição de insumos necessários à pesquisa e execução de testes, bem como a ampliação da estrutura física do Nupem/UFRJ para instalações laboratoriais com maior capacidade de testagens moleculares. A obra já está em andamento, os insumos sendo fornecidos pelo governo municipal, e as bolsas aguardando a divulgação do resultado final da seleção dos pesquisadores feita pelo próprio Nupem/UFRJ.

O projeto nasceu de proposta que conta com a participação de diversas instituições como os Ministérios Públicos Federal e o do Trabalho; a Associação de Docentes da UFRJ (AdUFRJ) e hospitais, como a Irmandade São João Batista e Unimed Costa do Sol e empresas de óleo e gás.

Importância dos testes
Os testes realizados pelo laboratório do Nupem/UFRJ são do tipo RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), que identifica o vírus no período em que está vivo no organismo, a partir de amostras oriundas da cavidade nasal. Este tipo de teste é indicado para pacientes no intervalo entre o terceiro e décimo dia após apresentarem algum sintoma e é considerado padrão-ouro no diagnóstico do coronavírus.

A realização de testes é considerada uma importante estratégia no combate à propagação da doença. Além dos testes realizados pelo Nupem/UFRJ, os servidores públicos municipais que atuam na linha de frente contra a pandemia também estão passando por exames sorológicos, além de profissionais de determinados segmentos do comércio.