Macaé tem primeiro dia de mutirão de testagem para o Covid-19

Cerca de 5% das pessoas que passaram pelo bairro Parque Aeroporto apresentaram resultado positivo do coronavírus

Por O Dia

O atendimento, realizado na praça principal do bairro, segue até sexta-feira (19), sempre de 8h às 12h
O atendimento, realizado na praça principal do bairro, segue até sexta-feira (19), sempre de 8h às 12h -
Macaé - O Parque Aeroporto recebeu, na quarta-feira (17), o início dos mutirões de testagem para o coronavírus. O atendimento, realizado na praça principal do bairro, segue até sexta-feira (19), sempre de 8h às 12h. No primeiro dia, passaram pelo local 356 pessoas. Destas, 19 apresentaram resultado reagente, indicando que já tiveram contato, em algum momento, com o vírus. A ação da Prefeitura de Macaé seguirá por outros bairros do município com o objetivo de contribuir para a definição de estratégias, bem como fator norteador para a flexibilização das atividades econômicas.

A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, explica a importância do trabalho e da participação da população. “Os testes estão sendo realizados em pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam os sintomas do Covid-19. Uma vez identificado como positivo, não significa que a pessoa possui a doença no momento, mas, que o organismo já criou anticorpos reagentes ao vírus, indicando que, em algum momento, ela já esteve em contato com ele. Ainda assim, a orientação, nestes casos, é que a pessoa seja afastada por 14 dias de suas atividades laborais, caso esteja exercendo, além de realizar isolamento domiciliar”, esclarece Daniela, reforçando ser fundamental o comparecimento das pessoas durante a realização da testagem em sua localidade de residência.

O teste leva cinco minutos para ser realizado. Para o procedimento, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Os resultados serão entregues impressos no dia posterior à realização do exame, exceto para os casos positivos, em que a pessoa recebe uma ligação no mesmo dia. O atendimento nos mutirões é realizado por uma equipe formada por técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros.
No primeiro dia, passaram pelo local 356 pessoas - Divulgação


Agenda em outros bairros

Os mutirões seguirão em outros bairros de acordo com o cronograma:

Dias 22, 23 e 24 de junho - Moradores da Barra de Macaé – Local: praça Mirante dos Navegantes, na Rodovia Amaral Peixoto, logo após a ponte;

Dias 25 e 26 de junho – Moradores da Aroeira – Local: praça do Ciep 393, na Rua Alcides Mourão.
Dias 29 e 30 de junho e 1º de julho - Moradores do Lagomar – Local: em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida José Ferreira Machado.

As comunidades das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Centro receberão o mutirão de testagem da saúde em datas a serem posteriormente divulgadas.

Testagem idosos - Idosos com dificuldade de locomoção receberão atendimento domiciliar. A solicitação deve ser feita por familiar ou cuidador para a equipe de testagem atuante no local.

Galeria de Fotos

O atendimento, realizado na praça principal do bairro, segue até sexta-feira (19), sempre de 8h às 12h Divulgação
No primeiro dia, passaram pelo local 356 pessoas Divulgação

Comentários