Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos, conversou com a imprensa por videoconferência  - Divulgação
Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos, conversou com a imprensa por videoconferência Divulgação
Por O Dia
Macaé - O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos, apresentou o balanço semanal do contágio pelo coronavírus no município em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (19), por videoconferência. A partir de agora, a cidade contará com o Covidímetro, com atualização diária de indicadores como: casos confirmados, casos recuperados, óbitos, percentual de letalidade, além da faixa de classificação de risco. O acesso poderá ser feito pela página oficial da prefeitura na internet.
O prefeito destacou o início da testagem em massa, iniciada esta semana no bairro Parque Aeroporto, que apresentou um índice de 5% de pessoas que tiveram contato com o vírus. Ele frisou a importância de que as medidas de flexibilização das atividades econômicas aconteçam com cautela no município que, hoje, apresenta uma taxa de 40% de isolamento social.

“Macaé possui, atualmente, um grau de contágio que é de 1,5. Este índice já foi 2,3. Ainda assim, 1,5 está distante de ser um sonho, mas também não é uma catástrofe. Estamos no meio caminho, trabalhando ainda com atenção redobrada, já que o município apresenta 1.782 casos de Covid-19, 62 óbitos e uma taxa de ocupação de leitos de UTI que se mantém entre 60 a 65%. Estamos em uma situação que está longe de ser uma situação de conforto, mas um pouco melhor. Continuaremos atuando com cautela para não perder o que conseguimos fazer até agora, tendo ao nosso lado um indicador objetivo para acompanhamento que é o Covidímetro, com informações claras para todo mundo”, afirmou Dr. Aluízio, acrescentando que o número de casos novos, assim como os de internação têm diminuído.

Ainda de acordo com o prefeito, o grande número de casos registrados pelo município se deve ao alto número de testagens realizadas. Esta semana, Macaé iniciou nova estratégia com testes em massa, começando pelo bairro Parque Aeroporto, com cerca de 1.600 pessoas testadas em três dias, com um índice de 5% positivo, demonstrando que, em algum momento, houve o contato com o coronavírus.
Publicidade
“Estamos testando e testando muito, por isso que o nosso número sobe. Vamos testar 15 mil pessoas nesta fase, com o objetivo de reduzir o número de letalidade”, ressaltou.
O município tem 1.813 casos de coronavírus confirmados, sendo 1.197 pacientes recuperados e mais dois óbitos: mulheres, 76 anos, hipertensão e diabetes, e 82 anos, sem história de comorbidades. Assim, a cidade contabiliza 63 óbitos por Covid-19 e taxa de letalidade de 3,47%.