A Secretaria de Saúde realizou 6.009 testes no município. Destes, 1.326 apresentaram reagente positivo - Rui Porto Filho/Secom PMM
A Secretaria de Saúde realizou 6.009 testes no município. Destes, 1.326 apresentaram reagente positivoRui Porto Filho/Secom PMM
Por O Dia
Macaé - Foi encerrado nesta quarta-feira (01), no bairro Lagomar, o mutirão de testagem para o coronavírus promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde. A ação teve início na segunda-feira (29). Durante os três dias foram realizados 1.689 testes, com 652 positivos. Somente no último dia a equipe atendeu 622 pessoas. Do total de exames, 211 apresentaram reagente positivo.
O mutirão de testagem já esteve em outros bairros como Parque Aeroporto, Barra de Macaé e Aroeira. O Lagomar foi o quarto, totalizando 6.009 testes aplicados. Destes, 1.326 apresentaram reagente positivo.
Publicidade
A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, explica que o exame positivo não significa que a pessoa possui a doença no momento, mas, que o organismo já criou anticorpos reagentes ao vírus, indicando que, em algum momento, ela já esteve em contato com vírus.
"Orientamos para que a pessoa seja afastada de suas atividades laborais, além de realizar isolamento domiciliar, fazer o uso correto de máscara e manter a higienização das mãos”, frisou.

Testagem

O mutirão de testes em massa para Covid-19 teve início no dia 17 de junho, no bairro Parque Aeroporto. Entre os dias 17 e 19, a equipe da Secretaria de Saúde fez 1.597 testes, sendo 80 reagentes positivos. Já de 22 a 24, a ação foi na Barra de Macaé, com 1.526 exames feitos, sendo que 219 testaram positivo. Nos dias 25 e 26 o mutirão foi realizado na Aroeira. Nos dois dias foram realizados 1.197 exames, com 375 casos positivos.
Publicidade
O mutirão de testes em massa para Covid-19 teve início no dia 17 de junho no município - Rui Porto Filho/Secom PMM


Enfrentamento

A prefeitura vem realizando uma série de medidas de combate ao coronavírus, como a estruturação da rede para atendimento dos pacientes com Covid-19, aquisição de respiradores, aspirador e reanimador, e reformulação de leitos do Hospital Público Municipal Irmãs do Horto (HPMIH) para atender a demanda da pandemia. O Hotel de Deus passou a ser o Centro de Quarentena para pacientes com Covid-19.

Outras ações estão sendo fundamentais neste processo, como a criação do Centro de Triagem (antigo Jorge Caldas), além da celebração de parcerias e convênios como com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, o Nupem/UFRJ, e a ação de cooperação técnica com o Instituto D`Or de Pesquisa e Ensino, que disponibiliza o aplicativo "Dados do Bem", visando a ampliação de testagem para Covid-19.
Boletim
Publicidade
Em novo boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (02), o município tem 3.296 casos de coronavírus confirmados, sendo 2.398 pacientes recuperados e mais três óbitos: mulher, 84 anos, portadora de hipertensão e diabetes; homem, 23 anos, portador de doença cardiovascular crônica; e mulher, 77 anos, portadora de diabetes e doença cardiovascular crônica. Assim, a cidade contabiliza 81 óbitos por Covid-19.

As taxas do município, nesta quinta-feira (02) são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, 43,2%; de reprodução do vírus, 1,4; e de letalidade, 2,45%.