O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro

 - Bruno Campos/Secom PMM
O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro Bruno Campos/Secom PMM
Por O Dia
Macaé - Em novo boletim diário divulgado pela Prefeitura de Macaé na manhã desta segunda-feira (13), o município tem 4.526 casos de coronavírus confirmados, sendo 3.428 pacientes recuperados e mais dois óbitos: homem, 92 anos, portador de doença cardiovascular e neurológica, e mulher, 59 anos, portadora de diabetes, doenças cardiovascular e neurológica . Assim, a cidade contabiliza 94 óbitos por Covid-19.
O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé realizou, durante as 24 horas do dia 12 de julho, 83 atendimentos. As taxas do município, nesta segunda-feira (13) são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, 52%; de reprodução do vírus 1,3; e de letalidade 2,1%.
Publicidade
Todos os colaboradores dos novos segmentos do comércio autorizados ao funcionamento, conforme decreto 98/2020, devem agendar pelo site do governo os testes para Covid-19, por meio do sistema disponibilizado no site da Prefeitura de Macaé. A medida é direcionada a sócios, proprietários e funcionários dos centros de treinamento em saúde e segurança para o setor petróleo, lojas de roupas com acesso direto para a rua ou situadas dentro de centros comerciais de pequeno porte e chaveiros.

Os testes estão sendo realizados no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, localizado na Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro, entre os dias 15 e 21 de julho, das 14h às 18h.

No último dia 10, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos (PSDB), determinou que estabelecimentos comerciais de alguns setores específicos podem voltar a funcionar parcialmente a partir desta segunda-feira (13). O atendimento ao público em todos os locais abrangidos pelo decreto só poderá ser feito com 50% do efetivo presencial. A ressalva é para estabelecimentos que possuírem mais de 10 funcionários, com limite máximo de 30% dos funcionários.

Estão autorizados centros de treinamento em saúde e segurança para o setor petróleo, no horário entre 7h às 14h. Lojas de roupas com acesso direto para a rua ou situadas dentro de centros comerciais de pequeno porte podem abrir, das 10h às 16h. A reabertura de lojas de roupas em shopping centers continua vedada. Também podem retornar às atividades os chaveiros, no horário compreendido entre 10h e 16h.

O estabelecimento que permitir a permanência de sócios, proprietários, funcionários e colaboradores com testes reagentes positivos, ou ainda não testados, terá o seu alvará de funcionamento suspenso.

Outros segmentos serão liberados de forma progressiva, seguindo os indicadores do contágio pelo coronavírus apresentados no município.