Nesta semana o proprietário de um restaurante em Macaé recebeu um atum que pesava 47 quilos  - Divulgação
Nesta semana o proprietário de um restaurante em Macaé recebeu um atum que pesava 47 quilos Divulgação
Por O Dia
Macaé - Alimento base para grande parte das principais receitas japonesas, o peixe é o protagonista insubstituível. Em Macaé, a culinária oriental tem aquecido o mercado de pescado. A população litorânea sempre teve o consumo de frutos do mar, porém isso vem crescendo, através da comida japonesa. Atualmente, a cidade conta com aproximadamente 28 restaurantes do ramo, atendendo no modo delivery.

O empresário deste segmento, Hugo Ferreira, comenta que todo material de consumo de produção de sua empresa é oriundo de Macaé.
“Compro praticamente tudo em Macaé: camarão, atum, peixe branco, salmão, eu adquiro através de fornecedores locais. Até os produtos orientais eu compro numa distribuidora aqui da cidade, localizada perto do Mercado de Peixe. Nada aqui vem de fora. O intuito é mesmo contribuir com o desenvolvimento econômico local e fomentar o setor”, disse o proprietário de um restaurante delivery da cidade.

O consumo mensal de salmão do restaurante é de 400 quilos; de peixe branco, 70 quilos; atum, 100 quilos e camarão, 25 quilos; tudo isso para atender a uma demanda de cerca de 50 pedidos por dia. “Nesta semana, recebemos um atum do tamanho de um tubarão, o peixe pesava 47 quilos", pontuou Hugo Ferreira.

O preparo dos pratos típicos japoneses pode ser considerado uma arte. Quem já pôde observar o trabalho de um sushiman com certeza presenciou movimentos graciosos e precisos. Esses profissionais, como o sushiman de Macaé, Valdenir Pereira, transformam o preparo da comida em algo bastante especial.

“A carne de peixe precisa de muito cuidado, assim como o zelo aos demais ingredientes. Eu amo o que faço”, disse o sushiman.

Dentre os itens mais pedidos estão: guioza, salmão grelhado, sushis, sashimis, Califórnia, philadelphia, hot philadelphia, entre outros.
Publicidade
O preparo dos pratos típicos japoneses pode ser considerado uma arte - Divulgação