Igreja de Santana. Macaé/RJ - Data: 05/07/2013. Foto: Moisés Bruno / Prefeitura de Macaé. - Moisés Bruno
Igreja de Santana. Macaé/RJ - Data: 05/07/2013. Foto: Moisés Bruno / Prefeitura de Macaé.Moisés Bruno
Por O Dia
Macaé - Igrejas e templos religiosos tiveram a reabertura autorizada pela Prefeitura de Macaé. O decreto 125/2020 permitiu o funcionamento desde que cumprido todo o protocolo com determinações preventivas para o coronavírus. Com isso, os locais podem realizar encontros três vezes por semana, no intervalo das 7h às 20h, a partir desta quinta-feira (13).
Para as celebrações religiosas, é obrigatória a aferição de temperatura com termômetro digital na entrada do templo e uso de tapetes sanitizantes; disponibilização de pontos estratégicos com álcool em gel 70%, além de pia com sabonete líquido e papel toalha para que todo frequentador possa higienizar-se sempre que entender necessário. A utilização de máscaras deve ser feita pelo público, além dos colaboradores, que deverão utilizar ainda o face shield.

Organização do espaço
Publicidade
Os locais deverão organizar fila direcionando os frequentadores em fluxo obrigatório com distanciamento de um metro entre as pessoas e adotar medidas de contenção de acesso, a fim de manter o distanciamento mínimo de dois metros entre cada frequentador; serão mantidas fechadas áreas de recreação, brinquedotecas e espaços de catequese e evangelização em geral; mobiliários devem ser readequados ou assentos demarcados para garantir a distância mínima segura entre pessoas, que é dois metros, além de ser proibida a utilização de bebedouros.

Testagem
Para o funcionamento dos estabelecimentos, é obrigatório que todos os funcionários e colaboradores tenham sido submetidos ao teste do Covid-19. A orientação também estabelece que qualquer profissional ou colaborador com sintoma da doença seja imediatamente afastado para investigação do quadro. Os frequentadores que apresentarem, no momento da aferição, temperatura superior aos 37ºC não poderão entrar nos templos, além de estar vedada a participação de pessoas que apresentem sintomas de resfriado/gripe.