O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus funciona 24 horas.  - Divulgação/Secom
O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus funciona 24 horas. Divulgação/Secom
Por Bertha Muniz

MACAÉ - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulga diariamente o número de casos confirmados de coronavírus nos 92 municípios do Rio. O ranking gerado coloca Macaé como a 6ª cidade com o maior número de casos de Covid-19 em todo o estado. Já na estatística de óbitos, a cidade ocupa a décima sétima posição.

A Capital do Petróleo fica atrás somente de cidades bem mais populosas como a capital, Rio de Janeiro, além de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e de Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os dados apresentados pelo Governo do Estado são maiores do que os estão sendo divulgados pelos municípios.
Publicidade
A notificação feita por casos e óbitos dos pacientes leva alguns dias para serem computadas pelo órgão responsável. No levantamento oficial do Estado, Macaé tinha, até esta segunda-feira (28), 148 óbitos e 8.225 casos confirmados.
Já o município confirmou, também nesta segunda, através de um boletim publicado em seu site oficial, que a cidade contabiliza 146 mortes e 7.521 casos de Covid-19 confirmados, sendo 5.440 por testes sorológicos e 2.081 por teste RT-PCR (swab). Do total de contaminados, Macaé tem 7.468 pacientes recuperados/removidos (total de recuperados mais quantidade de óbitos).
Publicidade

A cidade registrou mais um óbito neste domingo: homem, 73 anos, portador de hipertensão arterial e diabetes. As taxas do município, nesta segunda-feira (28) são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, 18%; e de reprodução do vírus 0,78. A taxa de letalidade registrada no município é de 1,9%, bem abaixo da média do Estado que é de 10,8%.

É importante lembrar que os números mudam diariamente após as novas notificações dos municípios e as confirmações de exames de pessoas que já faleceram e que aguardando o resultado para a notificação feita pelo Estado.

Faixa Verde

Macaé entrou na faixa verde do grau de contaminação do coronavírus no dia 6 de agosto. O indicador mostra que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o município encontra-se na fase de menor risco da Covid-19, sendo o primeiro do estado do Rio de Janeiro a entrar nesta classificação.
Publicidade
A cidade já decretou flexibilização em diversos setores da economia, no entanto, ainda não há previsão para retomada das atividades educacionais de forma presencial.

Centro de Triagem
Publicidade

O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.