A programação de novembro contemplará as cidades de Casimiro de Abreu (7) e Macaé (22).  - Divulgação
A programação de novembro contemplará as cidades de Casimiro de Abreu (7) e Macaé (22). Divulgação
Por Bertha Muniz

MACAÉ - O Projeto Cinema Presente na Praça tem levado às cidades da região, sessões gratuitas de cinema a céu aberto. Ao todo, 20 municípios que carecem do acesso à sétima arte, serão contempladas. No último dia 12 de outubro, o projeto chegou em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, a primeira cidade a receber o Cinema Presente na Praça.
Um grande telão de Led de seis metros é montado, com redução de 75% de energia nas exibições.
A programação de novembro contemplará também as cidades de Casimiro de Abreu (7) e Macaé (22). O projeto só foi possível graças ao enquadramento no edital da Lei de incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a contemplação no edital 2019 de patrocínio cultural da Enel.
Publicidade

O Cinema Presente ainda conta com outros grandes parceiros em excelência, essenciais para a qualidade do projeto como, a Paris Filmes maior distribuidora do cinema nacional, Elite Led alta performance em grandes projeções de LED, foram importantes para a construção deste projeto. O Cinema Presente tem a realização da FG3 Entretenimento e curadoria da Flores & Filmes.

"Cada vez mais a experiência do Cinema se torna economicamente inviável, para poucos privilegiados. O cinema dos anos 2000 ficou concentrado nos grandes centros urbanos e dentro de shoppings em multi salas de grandes grupos empresariais. Os antigos distribuidores dos cinemas de rua acabaram dando lugar a multinacionais gananciosas. O alto valor do ingresso cobrado é totalmente fora da realidade brasileira para qualquer família no país, e 80% das cidades do Rio de Janeiro não possuem nenhuma sala de exibição", explicou Felipe Flores, Curador e Diretor Geral do Cinema Presente.
Publicidade

Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, o Cinema Presente na Praça terá 40 sessões a céu aberto de filmes brasileiros, três meses de duração, com 20 municípios contemplados. Além disso, o projeto é certificado com o Selo Verde já que opera com consumo consciente de energia e a preocupação com todas as embalagens usadas na execução. Para saber mais sobre o projeto Cinema Presente na Praça é só acessar: @cinemapresente. 


Protocolos de segurança para as sessões do Cinema Presente na Praça, seguindo a OMS:

Todas as normas do Protocolo Internacional de Cinema;
Publicidade

Distanciamento de 1 m entre as cadeiras;

Túnel de descontaminação na entrada do evento;
Publicidade

Sanitização das cadeiras antes e entre cada sessão;

Uso obrigatório de álcool gel antes das sessões;
Publicidade

Uso obrigatório de máscara para todos os presentes.