Visita do Promotor Ministério Público ao HPM.
Visita do Promotor Ministério Público ao HPM. Foto: Ana Chaffin.
Por Bertha Muniz
MACAÉ - As unidades dos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) e de enfermaria, destinadas aos atendimentos de Média e Alta Complexidade para os pacientes que apresentam sintomas graves da Covid-19, que funcionam no Hospital Irmãs do Horto (anexo do HPM), foram visitadas na manhã desta quarta-feira (12) pelo prefeito, Welberth Rezende, e pelo promotor Bruno de Sá Barcelos Cavaco, da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público Estadual (MP).
A visita, que contou também com a participação da Secretária municipal de Saúde, Liciane Furtado, e do Secretário Adjunto de Média e Alta Complexidade, Antônio Soares, faz parte da agenda definida neste ano entre o governo municipal e o MP para acompanhamento e avaliação das medidas adotadas por Macaé que asseguram assistência dos pacientes do Coronavírus, desde o diagnóstico até o tratamento dos casos mais graves da doença.
Publicidade
"Ao longo desses meses de enfrentamento da pandemia, asseguramos a assistência a todos os pacientes graves, mantendo a oferta de vagas com a ampliação do número de leitos de CTI. Superamos também a dificuldade em comprar o kit intubação, escasso no mercado diante de uma demanda nacional. Estamos em um momento mais estável, o que nos permite avaliar resultados e rediscutir estratégias, mantendo sempre o foco em nosso principal objetivo: o de salvar vidas", destacou Welberth Rezende.
Desde o início do ano, o governo ampliou de 53 para 67 o número de leitos de CTI destinados à assistência ao paciente da Covid-19. Já em vagas de enfermaria, a gestão municipal aumentou de 67 para 105 neste ano. Além disso, a prefeitura adquiriu também 15 novos aparelhos respiradores.