A Agência investigou possíveis remessas que teriam sido distribuídas com menos doses aos municípios.
A Agência investigou possíveis remessas que teriam sido distribuídas com menos doses aos municípios. Foto: Divulgação.
Por Bertha Muniz
MACAÉ- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta segunda-feira (17), que não houve erro durante a produção da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan que foram distribuídas em Macaé.
A Anvisa investigou possíveis remessas que teriam sido distribuídas com menos doses aos municípios. No entanto, a divergência na quantidade se deu por erros na extração das doses durante a aplicação.
Publicidade
Em abril, a cidades relatou ao Ministério da Saúde que alguns frascos da CoronaVac não estavam rendendo a quantidade esperada, de 10 doses, para a imunização.
A Anvisa chegou a divulgar uma nota sobre o ocorrido e alegou que o erro está no momento da extração. No documento é informado que o uso de seringas de 3 ml não é o recomendado para as doses de 0,5 ml, sendo correto o uso de seringas de 1 ml.
Publicidade
Foram realizados testes técnicos com diferentes seringas, além da inspeção no envase da CoronaVac, no Instituto Butantan. Segundo a Agência, cada frasco contém a quantidade equivalente a 10 doses (5,5 ml e 5,9 ml), já contando com margem de segurança.